4º Congresso do Internato Médico: conhecer outras realidades e estabelecer novas relações

IMG_0955

Realizou-se nos dias 14 e 15 de setembro o 4º Congresso do Internato Médico. Dedicado ao serviço de urgência, debruçou-se sobre vários temas multidisciplinares. Sobre esta quarta edição, entrevistamos Nuno Bentes, interno de cirurgia geral e membro da Comissão de Internos do Hospital de Vila Franca de Xira.

O congresso é “para internos e organizado por internos, temos tentado manter este registo. Por outro lado, é uma boa forma de divulgar o trabalho que vamos fazendo ao longo do ano: temos o concurso de posters e vamos ter uma sessão onde podemos apresentar casos clínicos”, explicou Nuno Bentes.

IMG_0947

Este ano, o tema escolhido foi a urgência hospitalar, já que é um dos serviços que “gasta mais recursos, mais energias e onde os internos, independentemente da especialidade, passam mais tempo”. Habitualmente apelidada de “patinho feito”, a urgência hospitalar foi muito útil como tema deste congresso: “dada a presença de várias especialidades pareceu-nos um tema ideal no que toca à multidisciplinariedade: desta forma conseguimos juntar vários internos de várias áreas”.

Este ano as inscrições esgotaram e “houvesse mais espaço, haveria mais gente. Queremos no futuro oferecer mais cursos e workshops e eventualmente alongar o congresso a mais que um dia”. Já há novas ideias e novos locais a serem pensados para o próximo ano.

A primeira intervenção após a sessão de abertura esteve a cargo de Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, que abordou um tema que bastante interessa aos presentes: “o futuro do jovem especialista”. Para recordar os temas tratados no congresso consulte aqui o programa científico.

logobranco

MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt