Associação Portuguesa do Sono recebe Menção Honrosa da World Sleep Society

capa

A Associação Portuguesa do Sono (APS) recebeu uma menção honrosa da organização World Sleep Society pelo conjunto de atividades que promoveu em torno das comemorações do Dia Mundial do Sono, cujo tema deste ano foi “Durma bem, desfrute a vida”.

O dia foi assinalado a 17 de março (a sexta-feira anterior ao equinócio da Primavera). A data pretende sensibilizar para a importância do sono, em particular “alertar para que a qualidade de vida dos que têm perturbações do sono pode ser melhorada, mas que para o conseguir é fundamental o prévio reconhecimento da importância do sono para a saúde e bem-estar”.

A qualidade do sono tem impacto na saúde, desde as doenças naturais, às perturbações psicológicas e sendo um pilar fundamental da saúde, vai ter consequências na energia com que se enfrenta cada dia. A importância de um bom sono, está presente na necessidade de dormir bem para poder aproveitar plenamente os momentos bons da vida e a sua má qualidade pode ser responsável pelo aparecimento de várias doenças orgânicas ou psicológicas.

 “Como corre a vida se dormirmos bem?”

A campanha quis que as pessoas se questionassem: “como corre a vida se dormirmos bem?” e o eixo central foi a produção de um vídeo sobre os cuidados de sono com as crianças, adolescentes e adultos em que depois proporcionam melhorias em várias atividades como brincar, aprender, trabalhar, conduzir ou namorar. O vídeo, que pretende sensibilizar para as consequências do dormir bem ou mal, foi divulgado junto da população em geral, por canais televisivos generalistas, nos hospitais, centros de saúde e outros prestadores de cuidados de saúde, na rede de Farmácias Holon e nas redes sociais.

Das quase 200 iniciativas de todo o mundo sujeitas a apreciação, a proposta apresentada da APS foi distinguida com uma Menção Honrosa e será uma das apresentadas na Cerimónia Mundial a ter lugar no Congresso World Sleep 2017, no dia 8 de outubro, em Praga, onde se reúnem todos os grandes especialistas da área.

Para a associação esta menção honrosa “constitui um verdadeiro incentivo para a continuidade do trabalho que tem vindo a desenvolver no sentido de aumentar a sensibilização geral para a enorme importância do sono ao longo do ciclo da vida”.

No Dia Mundial do Sono foi também distribuída informação à população, como um guia sobre a apneia do sono (produzido com o apoio da Vitalaire) com indicação dos factores de risco, diagnóstico, complicações e tratamento nos adultos e crianças; cartazes e flyers sobre a higiene do sono da criança e adolescente e flyers sobre a higiene do sono que incluíam um questionário sobre sono, que foram produzidos e distribuídos pelo Grupo Farmácias Holon.

Veja aqui o vídeo da campanha:

logobranco

MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt