AVC: Sessão de esclarecimento com entrada livre agendada para este sábado, no Porto

B46T8812A

Realiza-se este sábado, dia 3 de fevereiro, pelas 15h30, uma sessão de informação sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC) dirigida à população, no Hotel Sheraton, no Porto. A entrada é livre e o objetivo é esclarecer sobre a principal causa de mortalidade e incapacidade no nosso país.

Em Portugal, a cada hora três portugueses sofrem um AVC, um dos quais não sobrevive. Dos restantes, metade ficará com sequelas incapacitantes. O AVC é, no entanto, uma doença prevenível e tratável. Com enfoque na prevenção, esta sessão informativa promovida pela Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) logo após o seu 12.º Congresso, abordará a importância de uma alimentação saudável e da atividade física como uma necessidade fundamental, esclarecendo os principais mitos em torno do AVC.

Com esta sessão, a sociedade pretende contribuir para a prevenção e redução da mortalidade, morbilidade e incapacidade devido ao AVC. “Considerando a fraca participação na prevenção e no tratamento do AVC por parte da população geral, incluímos sempre nas nossas atividades científicas uma sessão com entrada livre”, explica o Prof. José Castro Lopes, presidente da SPAVC. “Se a população souber reconhecer os sinais de alerta do AVC, os chamados 3 F’s (falta de Força num braço, desvio da Face e dificuldade na Fala) e, perante o aparecimento de um deles, acionar de imediato o 112, será possível encaminhar os doentes rapidamente para os hospitais capazes de fornecer os tratamentos adequados”, acrescenta o neurologista, considerando que a informação é o primeiro passo para agir corretamente.

A sessão informativa integra também um momento de testemunhos de sobreviventes de AVC, em torno do tema “Viver após o AVC”. Salienta o Prof. Castro Lopes que à População cabe uma grande parte do combate ao AVC, “o que se não tem verificado, não acompanhando assim os progressos a nível científico nos aspectos da prevenção e do tratamento”.

A entrada é livre, sem qualquer custo e não sujeita a inscrição; fique a conhecer o programa aqui.

logobranco

MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt