“Cancro da Mama na Mulher Jovem” é tema central das III Jornadas de Oncologia e Hematologia de Gaia

PROGR JOHG 2017 04

O risco familiar de cancro, a sexualidade da doente oncológica e a preservação da fertilidade da mulher jovem com cancro da mama vão ser tema em destaque nas III Jornadas de Oncologia e Hematologia de Gaia, que acontecem nos próximos dias 22 e 23 de Setembro, no Centro Multimeios de Espinho.

Organizadas pelos serviços de Oncologia Médica e Hematologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e pelos Agrupamentos de Centros de Saúde de Gaia e Espinho, as Jornadas contam com a presença do Ministro da Saúde. Adalberto Campos Fernandes faz uma conferência intitulada “Sustentabilidade do SNS – Mito ou Ficção?”, uma questão que, considera a organização, “está na ordem do dia e se reveste de grande importância”.

Centradas no doente oncológico, estas jornadas visam, segundo Ana Joaquim, oncologista do CHVNG/E e membro da comissão organizadora, “estabelecer pontes, de forma a beneficiar o doente, os cuidadores, as famílias e a sociedade. Médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde são os destinatários destas jornadas. “Mas estudantes de medicina e de enfermagem são também bem-vindos”.

Ana Joaquim refere ainda que “a comprovar a aposta nos cuidados integrados ao doente e sobrevivente oncológico, está a atribuição do prémio Ponte, de 1500 euros, à melhor comunicação livre que vise a integração dos mesmos cuidados”.

Uma das palestras, que irá contar com a participação de Sofia Lisboa, ex-vocalista dos Silence 4, a quem foi diagnosticada uma leucemia em 2010, será: “Sobrevivi ao cancro. E agora?”; Sofia Lisboa irá falar sobre a sua experiência pessoal. Do programa constam ainda temas como “Cuidados Paliativos – Visão Holística do Doente Oncológico” e “Cancro Gastro-esofágico”.

logobranco

MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt