Centro Hospitalar Lisboa Norte realiza o I Congresso de Enfermagem de Reabilitação

deded

Nos dias 12 e 13 de dezembro vai decorrer, no Hotel Vip Grand, em Lisboa, o I Congresso de Enfermagem de Reabilitação do Centro Hospitalar Lisboa Norte. Divulgar e discutir o trabalho desenvolvido pelos Enfermeiros de Reabilitação em diferentes serviços – do internamento ao ambulatório – é o principal objetivo deste evento.

“Acreditamos que este congresso contribuirá para demonstrar que a evidência científica mais atual, associada aos saberes e competências dos enfermeiros especialistas em reabilitação, se traduz em efetivos ganhos em saúde”, refere Carla Costa, presidente da comissão científica do congresso. “Numa época em que se multiplicam as evidências sobre a eficácia e benefício da reabilitação, seja no contexto das patologias respiratórias, cardiovascular, neurológica, ortopédica, nos doentes idosos e até nos doentes oncológicos, emerge a necessidade de acompanhar estes doentes integrando programas de reabilitação específicos”, afirma ainda a enfermeira a propósito da importância da realização deste congresso.

Para a equipa organizadora do congresso não há dúvidas quanto ao impacto que as intervenções dos enfermeiros especialistas de reabilitação têm na qualidade de vida dos doentes e das suas famílias e dos ganhos em saúde que a integração destes profissionais nas diversas equipas permite obter. Perante isto, tornou-se agora pertinente a realização deste primeiro congresso, onde “abordaremos a pertinência desta especialização na formação, no planeamento, na definição de estratégias e na gestão. Discutiremos ainda a mais-valia dos enfermeiros especialistas em reabilitação na conceção dos cuidados de saúde e na construção de equipas multidisciplinares”, refere a enfermeira Carla Costa.

Ao nível do programa, no primeiro dia do congresso vão decorrer dois workshops: “Ventilação não invasiva” e “Inaloterapia”. Para a organização, “ambos os workshops surgem como oportunidades formativas para o desenvolvimento de competências e treino com os diferentes dispositivos existentes no mercado em contexto hospitalar e domiciliário”. No segundo dia, serão quatro as mesas temáticas – “reabilitação e os contextos”, “reabilitação cardiovascular”, “reabilitação respiratória” e “construir reabilitação”. De destacar ainda a presença de Isabel Ribeiro, Presidente da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Reabilitação (APER) e Belmiro Rocha, Presidente do Colégio de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação da Ordem dos Enfermeiros que vão, juntamente com os todos os outros intervenientes, debater o estado atual da enfermagem de reabilitação no nosso país.

Consulte AQUI o programa do congresso.

Assista ao convite da comissão organizadora:

logobranco

MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt