Famílias carenciadas recebem produtos básicos de higiene e saúde

Famílias carenciadas recebem produtos básicos de higiene e saúde
As Farmácias Holon doaram 5 mil euros em produtos à Cruz Vermelha Portuguesa, que serão distribuídos por famílias carenciadas no âmbito do programa Portugal Mais Feliz. Nas palavras de Cristina Louro, vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, “esta doação das Farmácias Holon é um complemento à atividade da Cruz Vermelha Portuguesa, que normalmente não recolhe este tipo de produtos. Desta forma, conseguiremos apoiar famílias que têm a seu cargo bebés, idosos ou que se confrontam com problemas de pele, proporcionando-lhes uma vida mais saudável”, referiu.

A doação teve lugar no âmbito da campanha de solidariedade “Neste Natal, comprar é ajudar”, que decorreu durante o mês de dezembro nas Farmácias Holon. Neste período, as Farmácias Holon ofereceram 1 euro à Cruz Vermelha Portuguesa por cada unidade vendida nos seus estabelecimentos de saúde.
“Esta campanha de Natal é o culminar do trabalho das Farmácias Holon ao longo do ano, que consiste em ajudar as associações e instituições de solidariedade social”, explicou José Pedro Pinto, diretor de Produtos Holon. E acrescentou que, “a Cruz Vermelha Portuguesa, pela sua história e credibilidade, é para nós importante, o que nos garante que as famílias que receberão os produtos terão com certeza uma melhor qualidade de vida”.
Produtos essenciais para a hidratação básica, para tratamento de feridas, higiene corporal e suplementação com multivitamínicos são alguns dos produtos oferecidos pelas Farmácias Holon. “A adesão da comunidade a esta campanha foi, como sempre é nestas situações, muito boa, tanto por parte dos utentes como dos nossos profissionais, que se envolveram nesta ação para alcançar um valor tão significativo”, referiu o diretor de Produtos Holon.

Os produtos serão distribuídos tendo por base uma avaliação rigorosa das necessidades de cada uma das famílias acompanhas pela Cruz Vermelha Portuguesa. “Olhamos sempre para a família como um todo, analisando cada um dos elementos do agregado familiar, considerando a situação laboral, problemas de saúde, entre outras variáveis”, referiu Cristina Louro, em nome da organização não-governamental. “Existem atualmente 180 delegações da Cruz Vermelha Portuguesa a nível nacional e os técnicos de serviço social conhecem muito bem as famílias da comunidade e sabem quais são as necessidades específicas de cada uma delas”, acrescentou, frisando que “não entregamos nada sem um diagnóstico prévio, pelo que os produtos doados pelas Farmácias Holon ficarão muito bem entregues a quem realmente precise deles”.

 “Esta campanha de Natal é o culminar do trabalho das Farmácias Holon ao longo do ano, que consiste em ajudar as associações e instituições de solidariedade social”, explicou José Pedro Pinto, diretor de Produtos Holon

A entrega simbólica da doação aconteceu no dia 22 de janeiro na Farmácia Holon de Oeiras e contou com a presenta de Cristina Louro e José Pedro Pinto, em representação da Cruz Vermelha Portuguesa e das Farmácias Holon, respetivamente.

Por um Portugal Mais Feliz

A iniciativa Portugal Mais Feliz, no âmbito da qual esta doação é recebida, foi criada em 2012 “para pôr os portugueses mais felizes”, conforme referiu a vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Cristina Louro explicou que o programa de intervenção social “surge para ajudar as famílias não tradicionalmente pobres, mas que entraram num ciclo de pobreza devido à crise económica”. A ajuda é prestada não apenas do ponto de vista financeiro, mas também através de apoio jurídico, alimentar e ao nível da saúde, não descurando a aposta no desenvolvimento de competências pessoais e sociais, integração escolar e/ou profissional, entre outras vertentes que se revelem necessárias e adequadas. “Queremos ajudar as pessoas a reorganizar a sua vida, combatendo a pobreza e a exclusão social”, afirmou.
Este Programa aceita também doações espontâneas da comunidade, que podem ser feitas online, de forma segura e rápida.

150 anos de ação humanitária

A campanha de Natal que resultou na doação de 5 mil euros em produtos à Cruz Vermelha Portuguesa aconteceu no ano em que esta organização assinalou 150 anos de existência. “A grande ação da Cruz Vermelha Portuguesa, hoje em dia, é a ação social e humanitária. Para além de ações médicas, materializadas nos hospitais, temos um leque de atividades, desde as creches, jardins de infância, lares de idosos e apoio domiciliário a nível nacional. Cabe-nos a nós dar a conhecer este tipo de ações que, muitas vezes, não são do conhecimento público. Neste contexto, esta doação chega num momento simbólico, porque quando festejamos gostamos de dar presentes aos outros e com este presente que recebemos das Holon poderemos fazê-lo”.

Nas palavras de Cristina Louro, vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, “esta doação das Farmácias Holon é um complemento à atividade da Cruz Vermelha Portuguesa, que normalmente não recolhe este tipo de produtos”.

Saiba mais sobre o Programa Portugal Mais Feliz AQUI.

Aceda à página oficial da Cruz Vermelha Portuguesa AQUI.

Visite o Site das Farmácias Holon AQUI.

Por Patrícia Rebelo
Veja a reportagem multimédia aqui:
Veja a fotogaleria completa aqui:
logobranco

MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt