Já são conhecidos os vencedores do MatcH the Guidelines na Reumatologia

reumatologia

Salomé Garcia, interna no Centro Hospitalar de São João, venceu a primeira edição do MatcH the Guidelines na Reumatologia. O anúncio foi feito no decorrer das Jornadas de Outono da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), que decorreram entre os dias 5 e 7 de outubro. 

O MatcH the Guidelines é uma plataforma online onde, quinzenalmente, os participantes foram desafiados a resolver casos clínicos ficcionados, que ilustram situações e condições da vida real, elaborados por uma Comissão Científica independente, presidida pelo reumatologista João Eurico da Fonseca. Os casos clínicos incidiram sobre diversas doenças reumáticas, como a artrite, a espondilite anquilosante, a esclerose sistémica e o lúpus eritematoso sistémico.

O Projeto Match the Guidelines na Reumatologia constitui uma forma inovadora de exercitar o raciocínio clínico, combinando os conhecimentos clínicos com os conhecimentos sobre as recomendações nacionais e internacionais publicadas, com a rapidez de decisão. A boa adesão que registou confirmou o interesse deste modelo de auto-aprendizagem, num ambiente de desafio e competição”, afirma João Eurico da Fonseca.

Para Luís Miranda, presidente da SPR, “trata-se de uma excelente iniciativa, que pretende encorajar a consulta e a utilização das recomendações relevantes no tratamento das doenças reumáticas. As guidelines da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, bem como as internacionais, têm o poder de harmonizar e otimizar o tratamento e, consequentemente, melhorar os outcomes dos doentes. Daí ser tão importante promover a sua implementação na prática clínica”, afirma Luís Miranda.

Depois da apresentação de um caso exemplo e a realização dos primeiros 6 casos, foram apurados os 10 participantes com melhor desempenho, que tiveram acesso ao sétimo e último caso, que ditou os grandes vencedores do MatcH the Guidelines. Salomé Garcia foi a grande vencedora e irá beneficiar de apoio para formação médica no valor de 4.000 euros. Foi também atribuído um prémio de 1.000 euros a Daniela Faria, interna de Reumatologia, que ficou em segundo lugar.

Salomé Garcia, vencedora do projeto, afirma: “Com o MatcH The Guidelines consegui testar e desenvolver competências de decisão clínica tendo por base as mais recentes recomendações. É um contributo e investimento únicos na formação médica”.

logobranco

MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt