Liga Portuguesa Contra o Cancro promove curso sobre “Sexualidade, Fertilidade e Cancro”

LigaContraCancro

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai promover, em Coimbra, nos dias 7 e 14 de dezembro, um curso sobre “Sexualidade, Fertilidade e Cancro” dirigida a profissionais de saúde. O curso, com a duração de 13 horas, vai ter lugar nas instalações do Núcleo Regional do Centro da LPCC e é de frequência gratuita.

O objetivo foi reunir um conjunto de especialistas em diversas matérias relacionadas com a sexualidade, fertilidade e cancro num curso especificamente dirigido a profissionais de saúde. Pretende-se assim dar ferramentas a estes profissionais para que eles possam melhor auxiliar no aconselhamento quanto a dificuldades sexuais e questões de preservação da fertilidade dos doentes oncológicos.

Esta nova edição realiza-se na sequência de um balanço muito positivo da primeira acção, verificando-se ainda uma assinalável procura por parte dos profissionais de saúde para ampliar os seus conhecimentos sobre este assunto.

Pretende-se ainda dar a conhecer as diversas formas de intervenção dirigidas às dificuldades sexuais do doente oncológico e de preservação da fertilidade. Procura-se que esta formação tenha importantes implicações para a prática clínica, nomeadamente na melhoria da prática profissional ao nível dos compromissos sexuais e ao nível da fertilidade que podem acompanhar a experiência da doença oncológica.

O curso “Sexualidade, Fertilidade e Cancro” tem o patrocínio científico do Centro de Preservação da Fertilidade, Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução e Sociedade Portuguesa de Oncologia.

Sobre o programa

O primeiro dia do curso (7 de dezembro) vai começar com uma intervenção sobre Epidemiologia da Doença Oncológica, por Carlos Freire de Oliveira (presidente da LPCC-NRC) seguido de uma sessão com Joaquim Andrade (do Hospital de S. João) sobre Linfomas e leucemias. Da parte da tarde serão abordados os cancros urogenital e da mama, por Belmiro Parada  (Centro de Preservação da Fertilidade – CHUC) e Gabriela Sousa (IPO Coimbra/Presidente SPO), respetivamente.

Na semana seguinte, a 14 de dezembro, as temáticas são mais específicas da sexualidade e fertilidade. As “Dificuldades Sexuais no Doente Oncológico” é o tema da intervenção do início do dia, por Graça Santos (CHUC). Desde a abordagem genérica, passando pela questão prática das técnicas de preservação da fertilidade, aborda-se ainda tanto a tomada de decisão sobre preservação da fertilidade em doentes oncológicos como as questões éticas em oncofertilidade. Estas temáticas ficarão a cargo da equipa do centro de preservação da fertilidade, nomeadamente de Teresa Almeida Santos, Ana Paula Sousa e Cláudia Melo, sendo as questões éticas abordadas por Margarida Silvestre.

A inscrição pode ser feita AQUI.

logobranco

MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt