“Manual de Urgências em Gastrenterologia” apresentado hoje

literature-3033196_1280

Capa Manual Urgências Gastrenterologia_19 95 euros

Hoje, pelas 21:00h, na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), em Coimbra, a editora LIDEL apresenta o seu novo livro “Manual de Urgências em Gastrenterologia”, com a coordenação do perito nesta especialidade médica Pedro Narra Figueiredo. A apresentação vai ser conduzida por Diniz de Freitas, ex-Diretor do Serviço de Gastrenterologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra, e contará também com a interveniência de Luís Tomé, atual Presidente da Sociedade Portuguesa da Gastrenterologia.

A patologia digestiva ultrapassa a componente endoscópica, verificando-se diariamente situações de urgência provenientes de um vasto conjunto de entidades nosológicas. Embora não se pretenda diminuir a importância da endoscopia digestiva, é necessário informar sobre as restantes doenças associadas ao sistema digestivo para que não sejam menorizadas.

Este guia visa melhorar a atuação clínica no diagnóstico e tratamento de pacientes com patologias digestivas em situação de urgência, dessa forma, expõe de forma prática e simples os conceitos fundamentais sobre as patologias do tubo digestivo, do fígado e do pâncreas através de textos objetivos. Para além dos conceitos, aborda também as perturbações que coexistem ou podem complicar a patologia digestiva de base, podendo adulterar a forma de tratamento dos pacientes, nomeadamente anomalias do equilíbrio ácido-base e hidroeletrolíticas, insuficiência respiratória e insuficiência renal aguda.

O manual conta com a participação de mais 17 autores tendo sido escrita integralmente com base na experiência diária dos médicos no tratamento dos seus pacientes e é um dirigido a gastrenterologistas, internistas, alunos de medicina, cirurgiões e médicos de medicina geral e familiar.

Por Rita Rodrigues