MAR shopping Matosinhos apoia projeto de cozinha terapêutica destinado a doentes de alzheimer

alzheimer_copiar

“Já cheira a esturro” é um projeto de cozinha terapêutica cuja missão é despertar as sensações e apelar à memória de pessoas portadoras de Alzheimer, através da integração de atividades culinárias nas suas rotinas. Venceu o “Concurso de projetos solidários” que o MAR Shopping Matosinhos lançou para assinalar o seu 10º aniversário. A iniciativa proposta pelo Centro Social e Paroquial do Padrão da Légua receberá o apoio de cinco mil euros e será implementado no decurso do próximo ano.

O “Concurso de projetos solidários”, integrado na política de responsabilidade social do MAR Shopping Matosinhos, AMAR, contou com a parceria da Câmara Municipal de Matosinhos, que divulgou junto das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) inscritas na rede social do concelho a sua realização. Às IPSS era pedido que se candidatassem a um donativo de cinco mil euros com um projeto concreto que desejassem levar a cabo. O critério de seleção do vencedor anunciado no passado 16 de outubro, dia em que o MAR Shopping Matosinhos completou 10 anos, foi o mérito e a inovação da causa.

O alzheimer é a forma mais comum de demência, que geralmente se manifesta a partir dos 65 anos, sendo caraterizada por um agravamento progressivo e um irreversível declínio das funções intelectuais como a memória, orientação, pensamento abstrato e aprendizagem. Os pacientes portadores desta patologia têm dificuldades em comunicar, efetuar um cálculo simples e na realização de tarefas. Contudo, os efeitos da doença podem ser minimizados através do envolvimento dos pacientes em atividades que os motivam e os mantenham ocupados.

Foi com este objetivo que o Centro Social e Paroquial do Padrão da Légua apresentou a concurso um projeto orientado para uma cozinha terapêutica, que pretende estimular os utentes portadores de alzheimer a participar na realização do maior número de atividades culinárias. Por fazerem parte do seu passado, estas práticas estabelecem uma ligação com o mundo real e visam combater a solidão e, consequentemente, o isolamento social.

O MAR Shopping Matosinhos vai, assim, contribuir para a compra e instalação de uma cozinha doméstica, mobilada com os equipamentos necessários à manipulação, preparação e confeção de alimentos crus e cozinhados, no edifício central do Lar do Centro Social e Paroquial do Padrão da Légua.

Atualmente, esta IPSS de Matosinhos conta com 100 residentes e o centro de dia acolhe, em média, 30 utentes por dia. Dos 100 residentes, 56% são portadores de alzheimer. Já dos 30 utentes, 67% são vítimas desta demência, maioritariamente mulheres. Serão estes os principais beneficiários das atividades incluídas no projeto da cozinha terapêutica.

Solidariedade é “o prato do dia”

Ao “Concurso de projetos solidários” candidataram-se dez instituições do concelho. Com esta iniciativa, o MAR Shopping Matosinhos procurou mais uma vez envolver-se com a comunidade local e perceber quais as suas necessidades.

“Não foi uma surpresa, mas verificámos que as IPSS fazem um trabalho incrível e, muitas vezes, com meios escassos. Todas, sem exceção, candidataram-se com projetos meritórios, muitos deles com algum caráter de inovação. Para nós, este concurso foi também uma forma de conhecermos algumas necessidades das instituições, a que tentaremos continuar a dar apoio sempre que seja possível”, explicou Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos.

logobranco

MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt