Prevenção, Diagnóstico e Tratamento: os objetivos do 3º Curso Internacional em Geriatria Clínica

Curso Internacional em Geriatria Clinica FMUP

O 3º Curso Internacional em Geriatria Clínica surge de uma parceria entre a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Destina-se, maioritariamente, a profissionais de saúde, nomeadamente a médicos e tem como objetivo o estudo da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento das principais doenças na população idosa.

Segundo dados recentes, em Portugal, a população com mais de 80 anos duplicou nas últimas duas décadas. Já no Brasil, a carreira de geriatra foi considerada, num estudo recente, como uma das mais promissoras. Segundo o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, a população idosa vai triplicar entre 2010 e 2050.

O curso, com limite de vagas, tem a duração de 363 horas de formação e é realizado totalmente à distância. Será ministrado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, uma das mais antigas e importantes do país, e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, instituição onde foi criado o primeiro instituto de geriatria e gerontologia do Brasil – o IGC. Durante a formação, serão abordadas diversas áreas importantes como as doenças neurológicas, cardiovasculares, oncológicas e farmacologia clínica no idoso, nutrição no envelhecimento, cuidados paliativos, entre outras.

O objetivo é que, aquando da conclusão do curso, os profissionais de saúde tenham mais valências. Nomeadamente, o médico geriatra tem que ser capaz de diferenciar o envelhecimento normal do anormal e deve reconhecer as apresentações atípicas das doenças mais frequentes nesta faixa etária, de forma a reconhecer as síndromes geriátricos e as diferenças na história natural e nos tratamentos preferenciais do doente idoso. A novidade da edição deste ano é que o médico terá como bonificação o acesso a dois anos de assessoria gratuita, tendo ao longo deste período um docente responsável por o auxiliar em eventuais dúvidas.

Os interessados em frequentar o curso têm até 12 de março para fazerem a candidatura e devem fazê-lo online, através do site do CIGC.

 

Por Rita Rodrigues

logobranco

MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt