«Saúde Mais Próxima» avalia o risco de neuropatia em Lisboa

465_932617920184995_8750272128839814135_n

Para alertar para a neuropatia e, sobretudo, para a importância do seu diagnóstico precoce, a «Saúde Mais Próxima», da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), com o apoio científico da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), promove sessões de rastreio e aconselhamento grátis em dez bairros municipais e históricos de Lisboa.

Até 19 de julho, nove profissionais de saúde estarão, das 9h15 às 17h45, a realizar um check-up geral, através do qual é realizada a avaliação do pé e de aspetos como a glicemia, tensão arterial, índice de massa corporal (IMC) e outros fatores que permitem calcular o risco de neuropatia.

“50% das pessoas podem estar em risco de vir a desenvolver neuropatia”

A neuropatia corresponde a um quadro de lesões nos nervos motores, sensoriais e/ou autónomos que afetam diferentes fibras nervosas. Ocorre quando há lesão no sistema nervoso periférico, como nos nervos dos braços e das pernas, o que conduz a um quadro sintomático desconfortável e perturbador da qualidade de vida dos doentes.

Estima-se que 8% da população sofra de neuropatia, mas a frequência pode ultrapassar os 50% em idosos, diabéticos e alcoólicos, identificados como grupos de risco.

«Sabe-se que 50% das pessoas podem estar em risco de desenvolver Neuropatia com o passar dos anos, e 1 em cada 3 pessoas poderá evoluir para um quadro debilitante. É importante que as pessoas, em especial os grupos de risco, reconheçam os sintomas e procurem identificá-los junto do seu médico, de modo a travar ou controlar a doença», esclarece Jorge Brandão, médico de medicina geral e familiar e Vice-presidente da APMGF.

“Mais do que avaliar a saúde de cada um, a «Saúde Mais Próxima» aposta numa forte componente de apoio social, reencaminhando as pessoas para as várias unidades de saúde e fazendo o acompanhamento das mesmas, com o objetivo de garantir que é dada uma resposta”, sublinha Noémia Silveiro, Diretora do Núcleo Saúde Mais Próxima.

Sobre o funcionamento da unidade de saúde, Noémia Silveiro esclarece que “atendendo às especificidades da neuropatia, sempre que se verifique a necessidade de uma maior intervenção médica, é desenvolvido um parecer da equipa de profissionais de saúde da SCML, de modo a proceder ao reencaminhamento para as respetivas unidades de saúde.

Calendário «Saúde mais Próxima» – 09h às 18h

12 Julho | JF Marvila: Praça Raul Lino
15 Julho | JF Penha de França: Praça Paiva Couceiro
16 Julho | JF S. Domingos de Benfica: Rua António Macedo (Bairro do Calhau)
17 Julho | JF S. Vicente: Largo da Graça. 28
18 Julho | JF Misericórdia: Praça de S. Paulo (em frente à igreja)
19 Julho | JF Areeiro: Alameda D. Afonso Henriques (junto ao metro)

logobranco

MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt