VI Congresso da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor

Sem Título

logoAped

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor vai organizar, entre os dias 11 e 13 de outubro, o seu VI Congresso. “Movimento para o Futuro” é o tema do evento que vai decorrer em simultâneo com a XVI Reunião Iberoamericana de Dor como resultado de uma parceria com a Federación Latinoamericana de Asociaciones para el Estudio del Dolor (FEDELAT) e com a Sociedade Espanhola de Dor (SED).

O Hotel Sana Malhoa, em Lisboa, será o palco do congresso que tem como principal objetivo “a partilha, não só de conhecimentos sobre a dor como também das dificuldades na prática clínica em países que partilham língua, cultura e história. Com a participação neste congresso podemos potenciar-nos uns aos outros, partilhar as dificuldades encontradas, para progredirmos mais no tratamento da dor nos nossos doentes”, refere Ana Pedro, Presidente da Direção da APED.

O programa científico da reunião incluirá temas como a passagem da dor aguda para a dor crónica, a abordagem da dor em situações complexas – como cenários de catástrofe, a intervenção em dor pediátrica e no doente terminal -, a dor pélvica, a dor em oncologia, entre outros. A crise dos opioides será também um assunto em destaque numa mesa redonda que inclui palestrantes internacionais que falarão sobre a posição da EFIC – European Pain Federation e da IASP – International Association for the Study of Pain sobre este tema.

Relativamente a expetativas para este congresso, Ana Pedro salienta que “tanto os médicos de Medicina Geral e Familiar como os de Medicina Interna, Cirurgia, Ortopedia, Neurocirurgia, tratam doentes com dor e a minha grande expectativa é que também estas especialidades participem no congresso e que transmitam e partilhem connosco as suas experiências, dificuldades e mais-valias”. A médica anestesiologista reforça ainda que “este é um congresso que interessa a qualquer profissional de saúde que trata pessoas com dor e espero que retirem do programa científico que elaboramos os melhores benefícios de forma a poderem crescer diariamente no seu desempenho profissional”.

Durante o congresso será ainda lançada a campanha “Movimento para o Futuro”. Com o mesmo nome do tema do evento, esta campanha pretende sensibilizar para a utilização do movimento como forma de prevenção e tratamento de estados de dor ligeira a moderada nas suas múltiplas vertentes.

Assista à entrevista com Ana Pedro, Presidente da APED.

logobranco

MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt