XXXIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Pneumologia começa amanhã

SPP_

 

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) vai realizar, entre os dias 8 e 10 de novembro, no Centro de Congressos do Hotel Epic Sana, em Albufeira, o seu 34.º congresso anual. O evento, que decorre em simultâneo com o X Congresso Luso-Brasileiro de Pneumologia, tem como lema “A Partilha do Conhecimento” e pretende ser, durante os três dias, um espaço de debate com um vasto programa científico que vá ao encontro da pneumologia moderna e dos objetivos formativos e científicos da generalidade dos pneumologistas.  

“Ao longo de três dias serão abordadas as principais áreas da pneumologia em mais de trinta simpósios, mesas-redondas ou conferências. Este ano haverá também uma maior diversidade de sessões meet professor envolvendo áreas que vão do tratamento do cancro do pulmão, à asma, à DPOC, entre outras”, refere Venceslau Hespanhol, presidente da SPP.

Também o número de trabalhos submetidos para apresentação no congresso foi destacado pelo médico pneumologista, “tendo superado as três centenas de estudos originais (325) ”. “Além disto, haverá uma sessão dirigida à investigação desenvolvida no âmbito da SPP onde serão apresentados dois estudos multicêntricos prospetivos, EvAsthma e EvaluateCOPD, da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e que este ano terminaram” evidenciou ainda o presidente do congresso.

“Tabaco e marijuana” é um dos temas em destaque no primeiro dia do congresso com José Miguel Chatkin, Presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia, como orador. “Nós, os pneumologistas, devemos preocupar-nos com os possíveis efeitos adversos para o aparelho respiratório oriundos do uso de marijuana”, afirma o médico pneumologista. “Nesta palestra, será revisto o impacto do consumo de marijuana nos pulmões, considerando que a rota mais popular do seu uso é através das vias respiratórias. O fumo do cigarro e da marijuana tem composições similares e, portanto, seria de esperar que os efeitos adversos no aparelho respiratório fossem similares. Os resultados em estudos específicos, entretanto, tem sido contraditórios”, conclui José Miguel Chatkin, lançando o repto para a participação nesta sessão.

O programa completo do 34.º Congresso da SPP pode ser aqui consultado: https://bit.ly/2yTat8K

logobranco

MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt