António Gentil Martins recebe Prémio Nacional de Saúde de 2016

No ano em que a Direção-Geral da Saúde comemora o seu 117º aniversário, o júri de Atribuição do Prémio Nacional de Saúde, deliberou atribuir o Prémio Nacional de Saúde de 2016, a António Gentil Martins, tendo em conta a sua notável carreira assistencial, o seu contributo singular para a inovação de técnicas cirúrgicas, a extensão do acesso a modernas intervenções por parte da população pediátrica e o exemplo de cidadania interventiva que lega ao Sistema de Saúde.

Atribuído pelo Ministério da Saúde, o Prémio Nacional de Saúde visa distinguir, anualmente, pela relevância e excelência no âmbito das Ciências da Saúde, nos seus aspetos de promoção, prevenção e prestação de cuidados de saúde, uma personalidade que tenha contribuído para a obtenção de ganhos em saúde ou para o prestígio das organizações no âmbito do SNS.

Do júri fizeram parte Walter Friederich Alfred Osswald, o Bastonário da Ordem dos Médicos, a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, o Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, o Bastonário da Ordem dos Psicólogos, o Bastonário da Ordem dos Biólogos, a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, o Diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e o Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública.

 

António Gentil Martins

Nasceu, a 10 de julho de 1930, em Lisboa. Licenciou-se em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1953 e fez o Curso de Ciências Pedagógicas.

Após o Internato nos Hospitais Civis de Lisboa, rumou a Inglaterra, em 1956, como Bolseiro do Instituto Britânico tendo trabalhado em Londres e em Liverpool.

Dedicou-se à Cirurgia Pediátrica, à Cirurgia Plástica e à Oncologia Pediátrica.

Foi reconhecido como Especialista, pela Ordem dos Médicos, em Cirurgia Plástica em 1964 e em Cirurgia Pediátrica em 1972.

Dividiu a carreira entre o Instituto Português de Oncologia, criado pelo seu avô materno Francisco Gentil, e o Hospital Dona Estefânia.

Foi Chefe de Serviço de Cirurgia Pediátrica e Diretor do Departamento de Cirurgia no Hospital Pediátrico de Dona Estefânia, em Lisboa.

Em 1960 criou a primeira Unidade Multidisciplinar de Oncologia Pediátrica a nível mundial no Instituo Português de Oncologia de Lisboa, sendo pioneiro na quimioterapia pré-operatória e nas nefrectomias parciais em tumores renais unilaterais e nas metastectomias.

MORADA
Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

CONTACTOS
GESTÃO DE PROJETOS:
Cátia Jorge - 926 432 143 | Ricardo Gaudêncio - 966 097 293

EMAIL
geral@raiox.pt