Curso prático Via Verde AVC: “Quanto mais rápido for o tratamento, melhor é o prognóstico”

Organizado pelo Grupo PRO+CURA e pela Unidade Cérebro Vascular do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), o segundo curso Via Verde AVC ocorreu dia 5 de maio, no Centro de Formação do Hospital de Santo António dos Capuchos. Contou com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Acidente Vascular Cerebral (SPAVC).

 

B46T0517

 

Destinado a todos os profissionais intervenientes na abordagem do AVC, o curso prático contou, este ano, com 21 participantes. O que se quer é que os profissionais de saúde, principalmente enfermeiros e médicos que fazem urgências, fiquem a perceber “o circuito da Via Verde AVC, cujo objetivo é encaminhar rapidamente, enquanto a tendência atualmente é ainda fazer a TAC no hospital e só referenciar depois, quando já é muito tarde”, explicou Dr. Alberto Fior, organizador do curso.

Os formandos aprenderam sobre a Via Verde AVC e sobre a organização da rede em Portugal, e foram também discutidas as temáticas inerentes ao tratamento, em três bancas temáticas distintas, cada uma sempre com o apoio de casos clínicos, tanto na fase aguda do AVC como na fase posterior.

A Via Verde AVC é uma rede que serve para encaminhar os doentes para o hospital certo: o que lhes pode oferecer os tratamentos mais adequados, mais rápidos e onde existem profissionais com mais disponibilidade para os assistir. E, quando se fala em AVC, “na prática, quanto mais rápido for o tratamento, melhor é o prognóstico”

A Via Verde AVC é uma rede que serve para encaminhar os doentes para o hospital certo: o que lhes pode oferecer os tratamentos mais adequados, mais rápidos e onde existem profissionais com mais disponibilidade para os assistir. E, quando se fala em AVC, “na prática, quanto mais rápido for o tratamento, melhor é o prognóstico. E é por isso que existe uma rede, que está mais ou menos bem organizada (dependendo dos sítios do país), para encaminhar rapidamente estes doentes para o tratamento definitivo”, concluiu o internista do CHLC.

Mais informações: https://its-comunicacao.pt/curso-vv-avc.

MORADA
Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

CONTACTOS
GESTÃO DE PROJETOS:
Cátia Jorge - 926 432 143 | Ricardo Gaudêncio - 966 097 293
DEPARTAMENTO COMERCIAL:
Margarida Fatela - 966 253 444

EMAIL
geral@raiox.pt