GAT alerta: distribuição gratuita de preservativos em Portugal é insuficiente

No Dia Internacional do Preservativo, assinalado hoje, 13 de fevereiro, o GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento alerta para a escassez na distribuição gratuita de preservativos em Portugal, da responsabilidade da Direção-Geral de Saúde através do Programa Nacional para a infeção VIH/SIDA. O GAT defende que esta distribuição deve ser feita em maiores quantidades e em mais locais.

O GAT continuará a exigir que Portugal tenha um Plano Nacional de Prevenção do VIH e IST (Infeções Sexualmente Transmissíveis), que inclua os meios alocados, entre eles uma estratégia de distribuição de preservativos em locais de fácil acesso, bem como em estabelecimentos prisionais, hospitais públicos e escolas, propondo um aumento de 5 milhões para 10 milhões a nível nacional.

O Dia Internacional do Preservativo, assinalado na véspera do dia dos Namorados, tem por objetivo promover o uso do preservativo como parte de uma estratégia integrada de prevenção da transmissão da infeção pelo VIH e de outras IST e resulta de uma parceria entre o GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos e a AHF – AIDS Healthcare Foundation.

Pretende-se que este dia sensibilize e mobilize a população para a importância do rastreio precoce, para o uso do preservativo, bem como para outras ferramentas de prevenção como a Profilaxia Pré-Exposição e a Profilaxia Pós-Exposição.

Pelo sétimo ano consecutivo, o GAT assinala este dia tendo como parceiro a Câmara Municipal de Almada, que em outubro de 2019 subscreveu a iniciativa Fast-Track Cities Almada/Almada sem SIDA.

Programa Dia Internacional do Preservativo:

Durante a manhã – Casa Amarela, Laranjeiro, Reunião Almada sem Sida (entidades parceiras definem prioridades de agenda para 2020).

10h às 18h – Praça da Portela, unidade móvel de saúde “Move-se”, rastreio do VIH, hepatites virais e sífilis, distribuição de preservativos e material informativo.

Concertos – Batukadeiras da Associação ADSUMUS


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt