Lisboa recebeu “Encontro Portugal AVC: juntos para superar”

Realizou-se na tarde de sábado, 13 de abril, mais um “Encontro Portugal AVC”, da responsabilidade da Portugal AVC, desta vez em Lisboa. Reunindo cerca de centena e meia de participantes, na sua grande maioria sobreviventes de AVC e seus cuidadores informais, o evento foi composto por palestras, testemunhos na primeira pessoa, momentos musicais e ainda pelo lançamento do livro “E depois do AVC… a vida continua!”

A abertura do evento, que decorreu no Fórum Lisboa, esteve a cargo de António Conceição, Presidente da Direção da Portugal AVC, de Rui Miranda Julião, Diretor Clínico dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa e, Diogo Cruz, Subdiretor Geral da Saúde.

Após uma breve apresentação da própria Portugal AVC, por Diana Wong Ramos, membro da Direção da Portugal AVC, as palestras abordaram vários assuntos, tais como:“Gerir uma unidade de AVC: onde acaba… ou começa?” que teve como preletora Ana Paiva Nunes, responsável pela Unidade de AVC do Hospital de São José, “A necessidade de uma reabilitação multidisciplinar” proferida por Catarina Martins, médica fisiatra no Hospital Fernando Fonseca, “A vida pós-AVC na perspetiva do neurologista e a importância do acompanhamento” por José Manuel Ferro, Diretor do Serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria, “O AVC na primeira pessoa” com os testemunhos de Mafalda Vilhena e Célio Ramos e “A saúde pública e a incidência do AVC em Portugal” da responsabilidade de José Manuel Calheiros, especialista em Epidemiologia e Saúde Pública.

No decorrer da tarde, os participantes puderam desfrutar de dois momentos musicais da responsabilidade de Paula Rosado, soprano e musicoterapeuta.  Este evento contou ainda com o lançamento do livro “E depois do AVC… a vida continua!”, com o subtítulo “21 histórias de vida inspiradoras após o AVC”. Uma oferta da Portugal AVC e dos 21 autores (sobreviventes e cuidadores), como mais um contributo positivo para a vida pós-AVC. A edição foi preparada pela escritora e médica fisiatra, Manuela Mota Ribeiro.

O encerramento contou com a presença de Ana Alves, Vice-presidente da Portugal AVC.

Confira aqui a fotogaleria:


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt