“Palestras, testemunhos e partilha” no Encontro da Portugal AVC

Decorreu no passado sábado mais um “Encontro Portugal AVC”, desta vez em Faro. Com um auditório praticamente cheio, a audiência – constituída por sobreviventes de AVC, familiares, cuidadores e profissionais de saúde – pôde usufruir de cerca de “4 horas de palestras, testemunhos e partilha”.

A abertura da sessão, que decorreu no Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, esteve a cargo de Ana Paula Fidalgo (Coordenadora da UAVC do CHUA) e Arminda Lopes (Diretora Clínica do CMR Sul), e o encerramento contou com a presença de Elsa Azevedo (Vice-presidente da Portugal AVC) e Helena Leitão (Administradora do CHUA).

As palestras abordaram assuntos como a “Reabilitação após o AVC” (Ana Lúcia Rodrigues), “A função da Medicina Física e de Reabilitação” (Luís Malaia), “Problemas de Saúde e Complicações Pós-AVC” (Filipe Sá Cardoso), e também, em jeito de testemunho, “A Experiência do Sobrevivente de AVC” (Ivone Máximo) e “O Papel do Cuidador” (António Costa). Houve também tempo para uma apresentação da própria Portugal AVC e para dois momentos musicais a cargo de Filipe Falé (também sobrevivente de AVC).

Opinião consensual entre os presentes é a de que este encontro é uma oportunidade importante uma vez que lança pistas sobre formas complementares de participação com os próprios sobreviventes de AVC e cuidadores. Esta é também a opinião dos responsáveis do Centro Hospitalar e palestrantes, que nas suas intervenções fizeram questão de o realçar.

Esta já marcado outro Encontro Portugal AVC, a realizar no CMR da Região Centro – Rovisco Pais (Tocha – Cantanhede), no dia 21 de outubro, entre as 14 e as 18 horas, cujo programa pode ser consultado aqui.

Veja aqui a galeria de imagens:


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt