RaioX-TV | Controlar a Diabetes – Vigiar os valores de glicemia

A diabetes é já a quarta principal causa de morte na maior parte dos países desenvolvidos. Portugal posiciona-se entre os países europeus que registam uma mais elevada taxa de prevalência da diabetes. De acordo com o relatório “Diabetes: Factos e Números” do Observatório Nacional da Diabetes (2014), a prevalência estimada da diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7,7 milhões de indivíduos) foi de 13,1%, isto é, mais de 1 milhão de portugueses neste grupo etário tem diabetes.

As pessoas com esta condição devem vigiar regularmente os valores de glicemia através de medições diárias. São estes dados que lhes permitem tomar decisões sobre a dieta, o exercício e a medicação. Habitualmente, estes dados são anotados num livro de registos para serem comunicados ao médico. Com a evolução tecnológica e eletrónica, têm surgido algumas soluções inovadoras para ajudar os doentes diabéticos nesta tarefa diária, tornando-a mais fácil e rápida.

Neste contexto, Jenifer Duarte, nutricionista e voluntária da APDP – Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, apresentou ao Raio-X o medidor de glicemia Glucocard SM, recentemente lançado em Portugal. Este novo “glucose smart meter” permite enviar os resultados do medidor de glimecia para uma app instalada no smartphone (Glucolog Lite) através de bluethooth. Os resultados podem ainda ser transferidos para um computador ou enviados por email e/ou sms para um cuidador, educador ou profissional de saúde.

Assista aqui à demonstração e testemunho de Jenifer Duarte, que sofre de diabetes tipo 1 há 16 anos:


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt