Redução do stress nos cuidadores começa em casa

A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra (UPPC) vai realizar no dia 14 de dezembro, a partir das 17h30, nas suas instalações, uma sessão formativa sobre saúde e segurança do cuidador e da pessoa com demência. Esta atividade é direcionada a cuidadores formais e informais, familiares e profissionais que cuidam de pessoas com demência.

“A exigência da prestação de cuidados à pessoa com demência pode traduzir-se em impactos diretos na saúde física e psicológica do cuidador, assim como a sintomatologia desta doença, nomeadamente as mudanças do comportamento, cognitivas e alterações nas atividades de vida diária, envolvem necessariamente uma adaptação do ambiente onde se vive”, explica Carolina Antunes, gerontóloga da UPPC.

Desta forma, acrescenta a formadora, “pretende-se com esta formação dotar os participantes de um conjunto de informações, estratégias, dicas e conselhos práticos sobre a adaptação do domicílio ao contexto da demência, de forma a minimizar os problemas decorrentes do exigente papel de cuidador, como o stress, e consequentemente promover a autonomia e o bem-estar de quem cuidam”.


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt
Secured By miniOrange