Rita Ferro Rodrigues conduz debate de especialistas sobre alergias nas escolas em tempo de pandemia

Hoje, 11 de dezembro, pelas 18h30, realiza-se a sessão virtual “Alergias na escola: riscos em período de Pandemia COVID-19”, uma iniciativa enquadrada nas Sessões Alergo, promovidas pela A. Menarini Portugal, que conta com a participação de três imunoalergologistas experientes, sob moderação da jornalista e apresentadora de televisão Rita Ferro Rodrigues.

Destinada a pais, encarregados de educação e docentes, a iniciativa pretende promover a literacia em saúde destes grupos sobre as doenças alérgicas, sobretudo no momento em que o Mundo está a lidar com a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Para falar sobre todos estes temas marcarão presença Celso Pereira, Graça Loureiro e Beatriz Tavares, todos especialistas em Imunoalergologia. Rita Ferro Rodrigues, enquanto jornalista, conduzirá a conversa, colocando ao painel as principais questões da audiência.

Na opinião de Celso Pereira, abordar o tema do impacto das doenças alérgicas em ambiente escolar é de extrema importância uma vez que “as doenças alérgicas são seguramente o grupo de patologias mais frequente na população infantil, incluindo a creche, os patamares pré-escolar e escolar e o posterior processo educativo. Um melhor conhecimento dos sintomas alérgicos e do seu tratamento e controlo precoces são fundamentais, tanto mais que podem ser fatores de deficiente rendibilidade no desempenho escolar, no absentismo e naturalmente na qualidade de vida da criança”.

Entre os temas a abordar está o conhecimento já adquirido sobre o novo vírus SARS-CoV-2 e o seu potencial impacto na população alérgica, nomeadamente as crianças, analisando os graus de risco, as principais vias de transmissão e as formas mais eficazes de prevenção.

No momento em que o Mundo está confrontado com a pandemia causada pelo novo coronavírus, faz sentido reforçar a atenção para as doenças alérgicas uma vez que “a preocupação dos doentes alérgicos e seus cuidadores aumentou com esta pandemia, sendo fundamental esclarecer sobre o risco destes doentes”, acrescenta Graça Loureiro. Serão ainda esclarecidas dúvidas sobre como distinguir algumas doenças alérgicas, como a rinite e a asma, da COVID-19.

Por toda a conjuntura, Beatriz Tavares considera que a sessão será uma oportunidade para esclarecer doentes alérgicos, pais, cuidadores e toda a comunidade educativa sobre “diferentes aspetos relacionados com a interferência entre doenças alérgicas e COVID-19”, sendo o formato virtual seguro e facilitador “para passar a mensagem, permitindo igualmente a troca de ideias, nomeadamente resposta às questões colocadas”.

A sessão virtual é gratuita e vai ser transmitida em https://sessoesalergo.webinarsmenarini.secretariado.pt.

 


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt