Lançada hoje a nova Associação de Distribuidores Farmacêuticos – ADIFA

Vai ser lançada oficialmente hoje, ao fim do dia, a ADIFA, uma associação sem fins lucrativos que congrega seis empresas de distribuição de medicamentos. Diogo Gouveia, Presidente da associação, explica que querem contribuir para a “a disponibilização dos medicamentos certos, nos locais certos, ao tempo certo”.

Apesar do setor da distribuição farmacêutica estar dotado de elevados níveis de eficiência e qualidade, um constante investimento em capital humano e financeiro e uma progressiva evolução tecnológica dos seus processos, têm passado por alguns desafios.

Desde 2008 que se tem verificado uma redução administrativa de preços, o que resultou na redução do valor de mercado de aproximadamente 740 milhões de euros. Houve também uma redução de 25% da margem de comercialização atribuída à distribuição grossista, quando comparada com a margem praticada em 2005.

A ADIFA nasce do reconhecimento destes desafios, a nível nacional e internacional, e da consciência de que é de extrema importância a existência de uma associação que represente o setor. Para a associação, é necessário contribuir para a definição de uma estratégia a longo prazo, contruir pontes de colaboração entre o setor privado e o Serviço Nacional e de saúde e atualizar as práticas de distribuição de medicamentos e produtos farmacêuticos.

A ADIFA nasce do reconhecimento destes desafios, a nível nacional e internacional, e da consciência de que é de extrema importância a existência de uma associação que represente o setor. Para a associação, é necessário contribuir para a definição de uma estratégia a longo prazo, contruir pontes de colaboração entre o setor privado e o Serviço Nacional e de saúde e atualizar as práticas de distribuição de medicamentos e produtos farmacêuticos

“O desenvolvimento da cadeia de distribuição, a implementação de elevados padrões de segurança, eficiência e qualidade da cadeia logística, o fornecimento de serviços de valor acrescentado para o Sistema de Saúde e a promoção da saúde pública são os compromissos da ADIFA perante a população portuguesa”, conclui o Presidente da Associação.

A sessão pública de lançamento da ADIFA é Às 18h30, no Pestana Palace Hotel e conta com a participação de elementos da Comissão Parlamentar de Saúde, Líderes Parlamentares, Autoridades Reguladoras e Instituições e Associações do Setor Farmacêutico.

 


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt