FPC promove rastreios cardiovasculares no Dia Mundial da Saúde
A 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, a Fundação Portuguesa de Cardiologia e a Transportes de Lisboa associam-se para a realização de um rastreio cardiovascular, entre as 8h e as 12h, na estação de metro do Marquês de Pombal (junto aos acessos da Linha Amarela e Linha Azul). O rastreio consiste na avaliação da pressão arterial, medição da glicémia, medição de peso e altura para cálculo do índice de massa corporal, medição do perímetro abdominal. Será inda oferecido aconselhamento nutricional.
No Porto, o rastreio cardiovascular é realizado em parceria com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde, nas instalações desta última, entre as 10h e as 16h, sujeito a marcação através do contacto da Delegação Norte da FPC: 222 038 082
Segundo dados da Direção Geral da Saúde, as doenças cardiovasculares continuam a ser a primeira causa de morte em Portugal, representando 29,5% do peso na mortalidade total em 2013. A prevenção, através do controlo dos fatores de risco e da adoção de um estilo de vida saudável, é um meio eficaz para condicionar o aparecimento destas doenças.