Crónica NeuroSer: Quais os sinais de alerta na doença de Alzheimer?
É importante estar atento a alguns sinais de alerta que podem estar associados a doença de Alzheimer. Cada pessoa pode experimentar um ou mais sintomas e em diferentes graus, sendo importante, em caso de dúvida, consultar um especialista para se poder realizar um diagnóstico ainda numa fase precoce. Ignorar é a pior solução.
A Alzheimer’s Association desenvolveu uma listagem de 10 sinais de alerta da doença de Alzheimer que podem ser muito úteis, nomeadamente:
1. Alteração de memória que dificulte a vida quotidiana
Um dos sinais mais comuns de Alzheimer, especialmente nas fases iniciais, é esquecer informação recém aprendida. Também se esquecem datas ou eventos importantes e solicita-se a mesma informação repetidamente (esquecer-se de vez em quando de nomes ou de agendamentos, mas lembrar-se depois, é normal).
2. Dificuldade em planificar para resolver problemas
Algumas pessoas apresentam dificuldades em desenvolver e seguir um plano de trabalho com números. Podem, por exemplo, sentir dificuldades em seguir uma receita conhecida ou em lidar com as contas mensais. Também podem ter dificuldades em concentrar-se e podem demorar mais tempo na realização de tarefas (fazer erros de vez em quando, nomeadamente de somar e subtrair, é normal).
3. Dificuldade em realizar tarefas quotidianas (em casa, no trabalho, nos tempos livres)
Para algumas pessoas muitas vezes torna-se difícil completar tarefas quotidianas. Por vezes podem ter dificuldade em chegar a um local conhecido, realizar tarefas frequentes no trabalho, ou mesmo recordar as regras de um jogo muito conhecido (necessitar de ajuda de vez em quando para, por exemplo, utilizar o micro-ondas é normal).
4. Desorientação de tempo ou lugar
Por vezes as pessoas esquecem-se de data, estações do ano e da passagem do tempo. É possível que se esqueçam de onde estão e como chegaram a determinado local (confundir-se sobre o dia da semana, mas lembrar-se depois, é normal).
5. Dificuldade em compreender imagens visuais e como os objectos se relacionam entre eles
Podem surgir problemas de visão, nomeadamente as pessoas podem ter dificuldade em ler, ajuizar distâncias e identificar cores ou contrastes, o que pode afetar a capacidade para conduzir (alterações de visão relacionados com cataratas podem estar associadas ao envelhecimento normal).
6. Problemas de comunicação oral e/ou escrita
Podem surgir problemas em seguir ou participar em conversações. É possível que parem a meio de uma conversa sem conseguir perceber como poderiam prosseguir ou que repitam várias vezes a mesma ideia. Também podem surgir dificuldades em encontrar as palavras adequadas ou o vocabulário apropriado, podendo designar coisas por um nome incorreto (ter dificuldades pontuais em encontrar a palavra exata é normal).
7. Colocação de objetos fora do lugar apropriado
Uma pessoa com Alzheimer tende a colocar objetos fora do lugar e pode perder coisas. Por vezes é possível que acusem outros de as roubarem, o que pode ocorrer mais frequentemente ao longo do tempo (pontualmente colocar objetos como, por exemplo, os óculos ou comando da televisão no local errado, é normal)
8. Diminuição da capacidade de discernimento
Podem surgir dificuldades em avaliar as situações e em tomar decisões. Por exemplo, é possível que ofereçam dinheiro sem sentido a outra pessoa. Também é possível que deem menos atenção ao asseio pessoal (tomar uma má decisão pontualmente é normal).
9. Perda de iniciativa no trabalho ou em atividades sociais
Uma pessoa com Alzheimer pode perder iniciativa para se ocupar com passatempos, participar em atividades sociais, desenvolver projetos ou fazer desporto. É possível que tenha dificuldade em acompanhar os feitos da sua equipa favorita ou em saber como desenvolver o seu passatempo favorito. Pode tender a isolar-se e a evitar atividades sociais (estar por vezes cansado das obrigações laborais e sociais é normal).
10. Alterações de humor e de personalidade
O humor e a personalidade das pessoas com Alzheimer pode altera-se. Podem sentir-se confusas, desconfiadas, deprimidas, temerosas ou ansiosas. Também podem começar a irritar-se facilmente em casa, no trabalho, com amigos ou em lugares fora do seu ambiente familiar (adotar maneiras muito próprias de fazer as coisas e irritar-se quando as rotinas são interrompidas pode estar associado ao envelhecimento normal).
Crónica quinzenal da autoria Neuroser
Adaptação de informação da Alzheimer Society of Canada