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Marketing Pessoal e Imagem do Enfermeiro

Marketing Pessoal e Imagem do Enfermeiro

Enquanto recém-licenciados, enquanto veteranos, enquanto trabalhadores, o que procuramos, no fundo, é transmitir aos outros uma boa imagem de nós próprios, a nossa imagem de marca. E se isto é verdade para quem quer envergar no mundo da Saúde, tão verdade é para qualquer outro mercado de trabalho, o empregador procura alguém em quem possa confiar o seu serviço, a sua loja, o seu ofício.

É aqui que promover a nossa imagem pessoal e profissional se torna fulcral. O que é isto do Marketing?! Estamos a vender alguma coisa? A verdade é que sim. Vendemos o nosso serviço, as nossas competências e conhecimentos.

O Marketing não passa de um conjunto de estratégias, comumente destinadas ao mercado das vendas e contemplando: preço, distribuição, comunicação e produto.

Assim, Marketing Pessoal diz respeito a ferramentas usada para promoção pessoal, visando o sucesso. É uma estratégia usada para vender a nossa imagem, influenciando a forma como as outras pessoas nos percecionam enquanto seres humanos e profissionais.

“O marketing é, no fundo, a construção de um “eu” profissional que se reflete na imagem que o outro tem de mim. O que sou não depende apenas do que faço, mas também do que mostro pelas minhas atitudes”

 

Então, o que fazer para acrescentar valor ao produto “enfermeiro”? Como fazer bom marketing pessoal na enfermagem?

Na verdade, é simples. 1) Começa pela capacidade de comunicação demonstrada, que nos permitirá brilhar na entrevista. Outro aspeto importante, difícil de dominar, é a coordenação entre o verbal com o não-verbal; 2) segue-se uma postura profissional adequada, sabendo estar e agir nas situações, temos que saber ser coerentes entre o que dizemos e o que fazemos; 3) cuidados com a aparência surgem devido à necessidade de deixar clara esta ideia: ninguém tem o direito de mandar no corpo do outro. Podemos ter piercings, tatuagens e envergar no mundo gótico ou nos ideais rastafari, o que não devemos, nem podemos, é deixar que isso influencie o nosso trabalho. Tapa o piercing com adesivo, veste uma farda que tape grande parte das tatuagens, tira a maquilhagem excessiva e ninguém terá nada a apontar ao teu profissionalismo; 4) criatividade e inovação, porquê? Bom é simples, qualquer entidade, qualquer empregador, quer ver empenho e dedicação por parte do pessoal que contrata. Qualquer enfermeiro chefe gosta que, perante um problema, a equipa tente arranjar soluções em vez de problemas. E toda a gente gosta de alguém positivo, alegre e bem disposto, com ideias inovadoras para qualquer obstáculo com que se depare; 5) humildade, surge em último porque, na verdade, os últimos são sempre os primeiros. A humildade passa por acrescentar valor à nossa imagem sem denegrir a dos outros! Eu não preciso de dizer ao meu chefe que tive que fazer o trabalho da colega e o meu, porque ela não foi capaz de o fazer. Isso não mostra grande civismo e espirito de equipa da minha parte, não vos parece? E se, em vez disso, eu ajudasse a colega a ultrapassar as suas dificuldades?

Por fim, deixar apenas uma ideia no ar, o modo de cumprimentar, modo de sentar-se/andar, o modo de intervir, são comportamentos que revelam muitas das nossas softskills, trabalhem no sentido de as melhorarem e brilharão em qualquer entrevista.

O marketing é, no fundo, a construção de um “eu” profissional que se reflete na imagem que o outro tem de mim. O que sou não depende apenas do que faço (conhecimentos, competências, formação), mas também do que mostro pelas minhas atitudes (humildade, responsabilidades, disponibilidade). A linguagem corporal é essencial e a primeira impressão é sempre a mais importante.

 

Opinião de Diana Mendes
Enfermeira