aTTitude atribui 20 bolsas de formação em Cuidados Paliativos
De acordo com as necessidades estratégicas já reconhecidas pelo Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde, a aTTitude IPSS vai atribuir 20 bolsas de formação avançada em Cuidados Paliativos Pediátricos, a profissionais de saúde de 6 hospitais públicos de referência nacional, a fim de promover a implementação de equipas especializadas.
Esta formação avançada (Pós-Graduação em Cuidados Paliativos Pediátricos) teve inicio hoje, dia 28 de outubro, e foi oficialmente apresentada numa Sessão Solene realizada na Universidade Católica Portuguesa. A Sessão contou com a presença dos alunos e de representantes da Universidade, Administrações Hospitalares, Ministério da Saúde, Parceiros, Sponsors e embaixadores da IPSS.
Para a atribuição destas bolsas de formação foram assinados protocolos com 6 hospitais públicos de referência: Centro Hospitalar Lisboa Central (Hospital Dª. Estefânia), Centro Hospitalar Lisboa Norte (Hospital de St. Maria), Hospital Garcia de Orta, Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Centro Hospitalar do Porto – Centro Materno-Infantil e Centro Hospitalar S. João. Nestas unidades hospitalares os profissionais foram selecionados com base na sua experiência profissional, área de atuação e motivação. Dos participantes fazem parte médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.
“Esta formação irá permitir o desenvolvimento da área dos cuidados paliativos pediátricos no nosso país, segundo os objetivos e os princípios consagrados na Lei de Base de Cuidados Paliativos, nomeadamente na promoção das competências técnicas dos profissionais que prestam cuidados a crianças com doenças limitantes e ameaçadoras de vida, assim como no apoio à qualificação dos serviços, na organização e prestação de cuidados paliativos através do conhecimento científico e principalmente, na constituição de equipas multidisciplinares”, realça Bibi Sattar, presidente da aTTitude IPSS.
A atribuição das bolsas de formação enquadra-se no projeto da aTTitude “Vamos Cuidar – Cuidados Paliativos Pediátricos”, lançado em 2015 e pioneiro em Portugal, que teve como primeiro objetivo o desenvolvimento da plataforma online “Cuidando Juntos” – www.cuidandojuntos.org.pt. Esta plataforma pretende ajudar pais, cuidadores e profissionais de saúde a ter acesso a informação que promova o acesso das crianças aos melhores cuidados possíveis, onde e quando for necessário.
“Esta formação irá permitir o desenvolvimento da área dos cuidados paliativos pediátricos no nosso país, segundo os objetivos e os princípios consagrados na Lei de Base de Cuidados Paliativos, nomeadamente na promoção das competências técnicas dos profissionais que prestam cuidados a crianças com doenças limitantes e ameaçadoras de vida, assim como no apoio à qualificação dos serviços, na organização e prestação de cuidados paliativos através do conhecimento científico e principalmente, na constituição de equipas multidisciplinares”
Segundo a pediatra oncologista Ana Lacerda, a “falta de sensibilização e formação básica e especializada dos profissionais de saúde, a escassez de apoios domiciliários especializados e a heterogeneidade dos diagnósticos, são algumas das barreiras para a prestação destes cuidados em Portugal”.
Bibi Sattar relembra que “em Portugal existem mais de 6.000 crianças e jovens com necessidades paliativas” e que “as equipas que já prestam alguns cuidados se centralizam nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, o que revela a inequidade do acesso a estes cuidados.”
O projeto Vamos cuidar – Informar & Formar em Cuidados Paliativos Pediátricos da aTTitude IPSS é um projeto pioneiro em Portugal.
A Sessão Solene conta com o Apoio de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa.