Face à descida da temperatura, a DGS recomenda maior vigilância em lares de idosos
Tendo em conta a previsão de descida das temperaturas, a Direção-geral de Saúde (DGS) emitiu hoje um comunicado recomendando a intensificação das visitas dos delegados de saúde a lares de idosos, como medida preventiva.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê que a partir de hoje e, pelo menos até dia 21 de janeiro, se verifique uma descida das temperaturas, em especial da mínima, que pode atingir valores entre -1 e -4 graus em Bragança, Vila rela, Guarda, Braga, Leiria, Viseu, Évora e Portalegre.
“O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê que a partir de hoje e, pelo menos até dia 21 de janeiro, se verifique uma descida das temperaturas, em especial da mínima, que pode atingir valores entre -1 e -4 graus em Bragança, Vila rela, Guarda, Braga, Leiria, Viseu, Évora e Portalegre”
A DGS, a título preventivo, reforçou as orientações dadas à rede nacional de delegados de saúde no sentido da intensificação de visitas de caráter pedagógico aos lares de idosos, refere o documento.
Tendo em conta que o frio pode precipitar a descompensação de doenças crónicas como a diabetes e a doença cardiovascular e de outras doenças, designadamente infeções respiratórias, a DGS insiste nas recomendações seguintes:
- Manter o corpo hidratado e quente;
- Estar protegido do frio;
- Aquecer a casa;
- Ter em atenção que há fontes de calor que representam riscos de incêndio ou de intoxicação como braseiras, lareiras e aquecimentos de exterior que nunca poderão ser utilizados no interior.
- Estar com redobrada atenção à ocorrência de problemas de saúde;
- Estabelecer contacto com familiares, vizinhos e amigos;
- Telefonar, em caso de necessidade para a Linha Saúde 24 através do número: 808 24 24 24 (assim designado porque está disponível 24 horas por dia);
- Ter um rádio por perto, lanterna e estar atento aos noticiários.