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Avaliar os resultados do SNS com medidas qualitativas e não apenas quantitativas

Avaliar os resultados do SNS com medidas qualitativas e não apenas quantitativas

Nos próximos dias 10 e 11 de fevereiro, a Universidade Nova reúne stakeholders do setor da saúde em Portugal para debater medição da qualidade dos cuidados de saúde no SNS. De acordo com Christina Åkerman, Presidente do ICHOM – International Consortium for Health Outcomes Measurement, os serviços de saúde devem ser avaliados por resultados qualitativos e não apenas quantitativos.

A iniciativa conjunta da Nova School of Business and Economics, da Nova Medical School e do Centro Hospitalar de Lisboa Central terá lugar nos próximos dias 10 e 11 de fevereiro, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa e promete juntar, nestes dois dias, os mais importantes stakeholders da saúde em Portugal, bem como alguns nomes da saúde a nível internacional.

Adalberto Campos Fernandes, Manuel Delgado, Marta Temido, Ana Rita Cavaco, Ricardo Baptista Leite, Isabel Vaz, José Maria Laranja Pontes, Joaquim Cunha, Rui Raposo, Fernando Fragateiro ou António Vaz Carneiro são alguns dos nomes que vão constituir os vários painéis de debate.

Este encontro conta também com a presença de Christina Åkerman, Presidente do ICHOM – International Consortium for Health Outcomes Measurement, Martin Ingvar, do Karolinska, Diane Bell, Diretora do PA Consulting Group para o setor da saúde, Paulo Gonçalves, Partner e Managing Diretor do The Boston Consulting Group Espanha e Maartje Schouwenburg, Cofundadora e Membro do Conselho de Administração da Value in Care, entre outras personalidades da saúde mundial.

“A iniciativa pretende lançar o debate e alertar os principais representantes da saúde em Portugal para a necessidade de existirem padrões de medição da qualidade dos serviços de saúde prestados no Sistema Nacional de Saúde ou Serviço Nacional de Saúde (SNS). Todos sabemos o número de consultas realizadas, o número de cirurgias ou o número de internamentos. Mas não sabemos se esses cuidados prestados foram de qualidade e se resultaram em benefício para o doente e é isso que esta iniciativa vem propor”

Para João Marques Gomes, CEO da Nova Healthcare Initiative e investigador de gestão e economia da saúde na Nova SBE, “a iniciativa pretende lançar o debate e alertar os principais representantes da saúde em Portugal para a necessidade de existirem padrões de medição da qualidade dos serviços de saúde prestados no Sistema Nacional de Saúde ou Serviço Nacional de Saúde (SNS). Todos sabemos o número de consultas realizadas, o número de cirurgias ou o número de internamentos. Mas não sabemos se esses cuidados prestados foram de qualidade e se resultaram em benefício para o doente e é isso que esta iniciativa vem propor”.

 

Para mais informações consulte:

https://ichomportugal.org/

https://vimeo.com/141066658