Health Parliament Portugal: Manuel Delgado no primeiro plenário
São jovens. 61 no total. Têm entre 21 e 40 anos. As origens geográficas e os percursos curriculares são variados. Em comum têm o facto de atualmente residirem em Portugal e quererem mudar o futuro da saúde do país.
Este é o retrato dos deputados que compõem o Health Parliament Portugal, o primeiro Parlamento 100% dedicado à Saúde, uma iniciativa da Universidade Nova de Lisboa, do Expresso, da Microsoft e da Janssen, companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson.
O primeiro plenário aconteceu no passado dia 28 de janeiro e contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado.
Este plenário marcou o início dos trabalhos da iniciativa que pretende, durante seis meses, replicar a atividade parlamentar. Os jovens deputados vão refletir sobre o futuro da saúde nacional e, posteriormente, produzir recomendações em seis áreas: Barreiras aos Cuidados de Saúde; Economia do Conhecimento; Ética em Saúde; O Doente no Centro da Decisão; Tecnologias de Informação em Saúde e Saúde Mental.
Para os ajudar nesta árdua tarefa, os jovens deputados terão o apoio de um conselho consultivo e um grupo de curadores composto por deputados da Assembleia da República, académicos reconhecidos, entre outras individualidades na área da saúde que irão acompanhar a discussão. Ana Castro, Oncologista do Hospital de Santo António foi eleita como presidente do Health Parliament Portugal.