“Um Click por ELA”: concurso de fotografia sensibiliza para esclerose lateral amiotrófica
A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, em parceria com várias entidades e personalidades, está a promover um concurso de fotografia para amadores e profissionais que pretende despertar atenções para a terceira causa de doença neurodegenerativa ELA – esclerose lateral amiotrófica.
As fotografias podem ser submetidas até ao dia 5 de março através do site https://www.clickporela.org.
Os melhores trabalhos selecionados e avaliados por um júri internacional serão dados a conhecer durante todo o mês de abril numa exposição pública, a partir da sua inauguração no dia 1 de abril, passado depois a exposição itinerante que percorrerá todo o país.
O objetivo da campanha “Um Click por ELA” é despertar consciências, angariar fundos para a investigação de novas estratégias terapêuticas para doença, sensibilizando cada um para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença neurológica degenerativa, que que não escolhe idades, sexo, estilos de vida ou profissões e para a qual não existe cura.
“O objetivo da campanha “Um Click por ELA” é despertar consciências, angariar fundos para a investigação de novas estratégias terapêuticas para doença, sensibilizando cada um para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença neurológica degenerativa, que que não escolhe idades, sexo, estilos de vida ou profissões e para a qual não existe cura”
A iniciativa conta com o apoio de reputados “porta-vozes”, oriundos dos mais variados quadrantes da sociedade. Rosa Mota, Jorge Sampaio, Teresa Ricou, Tomás Alves, Júlio Machado Vaz, Artur Santos Silva, Maria de Belém Roseira são, de entre muitos outros, embaixadores desta causa, tendo por missão difundir a mensagem e sensibilizar para esta doença, ainda desconhecida de muitos, que vitimou o cantor português José Afonso e paralisou o conhecido astrofísico Stephen Hawking.
“É preciso divulgar a doença para que o diagnóstico seja o mais precoce possível. Deve acentuar-se a gravidade da doença e simultaneamente salientar a necessidade de investigação” destaca Jorge Sampaio.
Ana Paula Martins, bastonária da Ordem dos Farmacêuticos é também uma das personalidades que pretende promover uma maior consciência para a ELA. “A Ordem dos Farmacêuticos dá um click por ELA, apoiando esta causa que junta ciência e arte para impulsionar a investigação sobre a ELA. Com o micro contributo de todos, vamos dar um macro impulso a este movimento”.
Este concurso destina-se a fotógrafos profissionais ou amadores que podem apresentar trabalhos que se enquadrem nas seguintes categorias:
- Ambiente e Cultura
- Arquitetura e Paisagem
- Sociedade e Tecnologia
- Ciência e Saúde
A campanha pretende também desenvolver e publicar um livro com as 40 melhores fotografias, 40 testemunhos de doentes / famílias / amigos e 40 testemunhos de personalidades de várias áreas cujos fundos reverterão para a investigação científica desta doença, nomeadamente a identificação de novos alvos terapêuticos, desenho de medicamentos inovadores e descoberta de biomarcadores que possam contribuir para o diagnóstico, prognóstico e tratamento da ELA.
“A campanha pretende também desenvolver e publicar um livro com as 40 melhores fotografias, 40 testemunhos de doentes / famílias / amigos e 40 testemunhos de personalidades de várias áreas cujos fundos reverterão para a investigação científica desta doença, nomeadamente a identificação de novos alvos terapêuticos, desenho de medicamentos inovadores e descoberta de biomarcadores que possam contribuir para o diagnóstico, prognóstico e tratamento da ELA”
De salientar que a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa está a ser apoiada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através do seu Programa de Investigação na ELA, e que os resultados têm vindo a ser divulgados em Simpósios anuais realizados para o efeito (próximo a 28 e 29 de abril de 2017).
A par destas iniciativas será realizado um ciclo de debates temáticos nas categorias definidas para a submissão de fotografias. Serão quatro palestras, a ter lugar na biblioteca da Faculdade de Farmácia, com a seguinte Agenda:
- Ambiente e Cultura – 1 de abril;
- Arquitetura e Paisagem – 8 de abril;
- Sociedade e Tecnologia – 22 de abril;
- Ciência e Saúde – 29 abril e encerramento do Simpósio ELA.
Para mais informações, consultar o site www.clickporela.org.