BladdeRunner, o projeto da equipa portuguesa que venceu o desafio internacional de EM
João Medeiros, Patrícia Rebelo e Catarina Farinha são os três elementos da equipa portuguesa que participou na iniciativa internacional World vs. MS e que venceu o desafio que consistia na criação de um projeto para melhorar a vida dos doentes com esclerose múltipla (EM).
Dos 40 projetos em concurso, BladdeRunner foi o vencedor. A ideia consiste na criação de uma aplicação que localiza casas de banhos e que ajudará a combater o problema do controlo da bexiga, usualmente associado à EM. A equipa vencedora dispõe agora de 100 mil euros para tirar a ideia do papel e passá-la para a realidade, contribuindo, desta forma, para a melhoria da qualidade de vida dos doentes com EM ou outras patologias que sofrem de incontinência urinária.
Dois em cada cinco doentes com EM referem a disfunção da bexiga como um problema que traz várias implicações a nível pessoal, profissional e social. Para contornar esta limitação, BladdeRunner localiza casas de banho e tem um diário integrado para ajudar os utilizadores a gerir o seu quotidiano tendo em conta o problema de bexiga.
“Dois em cada cinco doentes com EM referem a disfunção da bexiga como um problema que traz várias implicações a nível pessoal, profissional e social. Para contornar esta limitação, BladdeRunner localiza casas de banho e tem um diário integrado para ajudar os utilizadores a gerir o seu quotidiano tendo em conta o problema de bexiga”
A iniciativa, criada pela Sanofi Genzyme Europe, apoiará o desenvolvimento da ideia vencedora, durante um período de 18 meses, para que esta se torne uma realidade, contando com a orientação e rede de contactos do acelerador de negócios Entrepreneurial Spark.
“O controlo da bexiga é um grande problema para algumas pessoas que vivem com EM e muito frequentemente pode ser causa de embaraço. Sabemos, através da experiência do João ao viver com EM, que muitas vezes as pessoas sofrem em silêncio. Esperamos que o BladdeRunner ajude a melhorar as vidas das 2,5 milhões de pessoas que vivem com EM em todo o mundo e que lhes permita socializar sem terem de se preocupar com a localização da casa de banho mais próxima”, referiu a equipa vencedora.
Na opinião de Ana García Cebrián, General Manager da Sanofi Genzyme em Portugal “Estamos muitos satisfeitos por uma ideia portuguesa ter sido reconhecida internacionalmente de entre outras ideias com grande valor. Esta aplicação é um exemplo de como a aposta na inovação pode contribuir para melhorar a qualidade de vida e ser uma mais-valia para os portadores de esclerose múltipla. A nossa companhia procura disponibilizar tratamentos e apoiar as pessoas com EM a gerir os seus desafios diários e esta aplicação é um exemplo do apoio à gestão pessoal de um dos sintomas da doença”
Tom Snow, Vice-presidente do Franchise de EM da Sanofi Genzyme, Europa, declara: “Ficámos impressionados e entusiasmados com a qualidade e diversidade das ideias desenvolvidas no âmbito do The World vs.MS. A iniciativa mostrou que existe muita inovação com o objetivo de facilitar o dia-a-dia e de ajudar as pessoas que vivem com EM. BladdeRunner é o justo vencedor – o seu formato inovador e facilidade de uso certamente ajudará muitas pessoas.”