LPCDR e SANOFI lançam projeto de sensibilização para diagnóstico precoce de patologias do joelho
ojoelhodoi.pt é uma plataforma única, simples e diferenciadora que pretende sensibilizar a população para as patologias do joelho e responder às questões mais frequentes de quem sofre de dor no joelho. Neste projeto lançado pela Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas, com o apoio da Sanofi, os utentes podem encontrar informação genérica sobre dor no joelho, sobre fatores de risco, medidas de apoio para uma melhor qualidade de vida, e até apresentar questões diretamente a especialistas da área.
Para Elsa Frazão Mateus, Presidente da LPCDR, “nem sempre valorizamos a dor, a ponto de procurar ajuda médica para diagnóstico e tratamento adequados. Enquanto não o fazemos, um pequeno desconforto pode rapidamente passar a um problema mais grave, muitas vezes, incapacitante. Não podemos menosprezar a dor que sentimos.” A especialista acrescenta ainda que “o atraso no diagnóstico das doenças reumáticas continua a ter um enorme impacto a nível social e económico. Por isso, numa altura em que as entidades europeias ligadas ao doente reforçam a importância do diagnóstico precoce, faz todo o sentido a aposta em projetos dinâmicos como o ojoelhodoi.pt.”
Nem sempre valorizamos a dor, a ponto de procurar ajuda médica para diagnóstico e tratamento adequados. Enquanto não o fazemos, um pequeno desconforto pode rapidamente passar a um problema mais grave, muitas vezes, incapacitante. Não podemos menosprezar a dor que sentimos”
Na plataforma ojoelhodoi.pt é possível encontrar informação genérica sobre a dor no joelho (tipos de dor, sintomas comuns, doenças mais prevalentes e especialidades médicas associadas), bem como a rubrica “Pergunte ao Médico”, desenvolvida em parceria com profissionais médicos de referência, através da qual os utilizadores podem colocar dúvidas relacionadas com a dor no joelho. A plataforma dispõe, ainda, de uma área editorial – “Viver com Dor no Joelho” – onde são partilhados conteúdos relevantes sobre a temática, como estudos, artigos, dicas, receitas, exercícios, que promovam a prevenção e facilitem o dia-a-dia de quem vive com dor no joelho.
À luz dos resultados do estudo EpiReuma.pt, metade da população portuguesa sofre de doenças reumáticas e três em cada dez pessoas não sabem que têm esta doença. O número continua a aumentar e, neste momento, as doenças reumáticas são já a principal causa de absentismo laboral e incapacidade precoce, das quais resulta grande número de reformas antecipadas por invalidez
À luz dos resultados do estudo EpiReuma.pt, metade da população portuguesa sofre de doenças reumáticas e três em cada dez pessoas não sabem que têm esta doença. O número continua a aumentar e, neste momento, as doenças reumáticas são já a principal causa de absentismo laboral e incapacidade precoce, das quais resulta grande número de reformas antecipadas por invalidez. O impacto económico é significativo, sendo que a não referenciação e a não prevenção custam ao Estado mais de 900 milhões de euros por ano (EpiReuma.pt).