Especialistas de todo o mundo debatem temas controversos do AVC agudo em Lisboa
Em contagem decrescente para o início da primeira edição do Lisbon Stroke Summit (LSS), um congresso internacional organizado pela Unidade Cerebrovascular e Serviço de Neurorradiologia do Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC), que se realiza nos próximos dias 7 e 8 de abril no hotel Pestana Palace, em Lisboa, Isabel Fragata, membro da Comissão Organizadora do LSS, explicou ao Raio-X os principais objetivos deste evento multidisciplinar.
“A ideia deste congresso surgiu da nossa vivência diária ao lidar com doentes com AVC agudo, com casos muitas vezes difíceis e não lineares, e das muitas dúvidas que temos no dia-a-dia”, avançou Isabel Fragata. “Somos um grupo de médicos jovens, muito empenhados no que fazemos, queremos fazer o nosso melhor pelos doentes, elevando a nossa atividade a um nível de excelência. Resolvemos, assim, convidar palestrantes de topo no AVC para virem responder às nossas dúvidas”, acrescentou.
“A ideia deste congresso surgiu da nossa vivência diária ao lidar com doentes com AVC agudo, com casos muitas vezes difíceis e não lineares, e das muitas dúvidas que temos no dia-a-dia”, avançou Isabel Fragata. “Somos um grupo de médicos jovens, muito empenhados no que fazemos, queremos fazer o nosso melhor pelos doentes, elevando a nossa atividade a um nível de excelência”
O congresso está organizado em torno de dois modelos principais: o debate de prós e contras em temas controversos do AVC agudo e, por outro lado, a discussão de casos difíceis e polémicos. Neurologistas, internistas e neurorradiologistas do panorama nacional e internacional irão protagonizar este debate. “Os casos clínicos serão apresentados por internos da especialidade, porque queremos trazer os mais novos à discussão deste assunto de futuro”, frisou a especialista, que se mostrou surpreendida pelo número de inscrições no evento, a ultrapassar os 200 participantes. “Tivemos uma adesão inesperada, quer dos nossos pares, quer dos palestrantes de todo o mundo, que aceitaram vir falar a um congresso desconhecido”, reconheceu, acrescentando que “poucas vezes vemos reunidos tantos experts de todo o mundo em torno de um assunto tão importante como é o AVC”.
O especialista americano Prof. Caplan é um dos convidados de honra, “um marco mundial do AVC, e foi um dos primeiros a aceitar estar presente na reunião com o tema Stroke: where we stand”. O Prof. Doutor Castro Lopes, neurologista referência nacional no AVC, e presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral desde a data da sua fundação, fará a sessão de abertura”.
O Congresso conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), da Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia de Intervenção (SPNI), da European Stroke Society (ESO) e da World Stroke Organization (WSO).
Mais informações: www.lisbonstrokesummit.com