Encontros da Primavera: “Foco no doente oncológico em todas as suas dimensões”
Aproxima-se mais uma edição dos Encontros da Primavera Oncologia – Oncology Spring Meeting. A reunião dirigida à Oncologia nacional que já soma 13 anos acontece entre os dias 20 e 22 de abril no Évora Hotel, e abordará o “doente oncológico em todas as suas dimensões, desde os avanços mais recentes na terapêutica oncológica aos cuidados de suporte”, explicou Ana Pais, membro da Comissão Organizadora do Congresso.
Ana Pais, membro da Comissão Organizadora do Congresso
“Sabemos que cuidar do doente com cancro é muito mais do que tratar ou curar a doença”, afirmou a oncologista, por isso, este encontro pretende reunir a comunidade oncológica para “dar resposta a diferentes níveis de organização e diferenciação científica”, tendo por base o conceito de multidisciplinariedade. “Ao longo dos anos é essa noção de inclusão e de oportunidade que tem permanecido no formato deste evento”, acrescentou.
Como habitualmente, existirão sessões científicas dedicadas a diferentes patologias tais como cancro da mama, cancro ginecológico, cancro digestivo, tromboembolismo, cancro da cabeça e do pescoço, cancro da pele, cancro colorretal, cancro do pulmão, cancro génito-urinário, mieloma, linfomas, entre outras. O programa científico integra ainda o debate de temas associados ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento destes doentes, como é o caso da imuno-oncologia, biópsias líquidas, oncofertilidade e controlo da dor, só para mencionar alguns. “Esta edição destaca-se claramente de todas as outras pelo regresso do Dr. Sérgio Barroso, incontornável na história e sucesso dos Encontros da Primavera”, salientou Ana Pais.
“Sabemos que cuidar do doente com cancro é muito mais do que tratar ou curar a doença”, afirmou a oncologista, por isso, este encontro pretende reunir a comunidade oncológica para “dar resposta a diferentes níveis de organização e diferenciação científica”, tendo por base o conceito de multidisciplinariedade. “Ao longo dos anos é essa noção de inclusão e de oportunidade que tem permanecido no formato deste evento”, acrescentou
Mas não só de oncologistas vivem os Encontros da Primavera. Mais uma vez, serão várias as conferências dirigidas aos enfermeiros: “Intervenções de Enfermagem à pessoa portadora de ostomia respiratória”, “O enfermeiro e o cancro da mama HER2+ nos dias de hoje”, “O que todo o enfermeiro precisa de saber sobre trombose e cancro”.
A especialista referiu que as “expectativas são imensas” uma vez que este evento “continua a ser um marco incontornável na Oncologia nacional e um ponto de encontro anual”. A caracterizar os Encontros da Primavera, Ana Pais deixou uma frase em tom de mote para o futuro: “Renovados em 2016, inovadores em 2017 e a acreditar que em 2018 conseguimos fazer ainda mais e melhor”.
Mais informações: https://encontrosdaprimavera.com/