Área Reservada

Encontros da Primavera: “Foco no doente oncológico em todas as suas dimensões”

Encontros da Primavera: “Foco no doente oncológico em todas as suas dimensões”

Aproxima-se mais uma edição dos Encontros da Primavera Oncologia – Oncology Spring Meeting. A reunião dirigida à Oncologia nacional que já soma 13 anos acontece entre os dias 20 e 22 de abril no Évora Hotel, e abordará o “doente oncológico em todas as suas dimensões, desde os avanços mais recentes na terapêutica oncológica aos cuidados de suporte”, explicou Ana Pais, membro da Comissão Organizadora do Congresso.

 

RG-4250

Ana Pais, membro da Comissão Organizadora do Congresso

“Sabemos que cuidar do doente com cancro é muito mais do que tratar ou curar a doença”, afirmou a oncologista, por isso, este encontro pretende reunir a comunidade oncológica para “dar resposta a diferentes níveis de organização e diferenciação científica”, tendo por base o conceito de multidisciplinariedade. “Ao longo dos anos é essa noção de inclusão e de oportunidade que tem permanecido no formato deste evento”, acrescentou.

Como habitualmente, existirão sessões científicas dedicadas a diferentes patologias tais como cancro da mama, cancro ginecológico, cancro digestivo, tromboembolismo, cancro da cabeça e do pescoço, cancro da pele, cancro colorretal, cancro do pulmão, cancro génito-urinário, mieloma, linfomas, entre outras. O programa científico integra ainda o debate de temas associados ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento destes doentes, como é o caso da imuno-oncologia, biópsias líquidas, oncofertilidade e controlo da dor, só para mencionar alguns. “Esta edição destaca-se claramente de todas as outras pelo regresso do Dr. Sérgio Barroso, incontornável na história e sucesso dos Encontros da Primavera”, salientou Ana Pais.

“Sabemos que cuidar do doente com cancro é muito mais do que tratar ou curar a doença”, afirmou a oncologista, por isso, este encontro pretende reunir a comunidade oncológica para “dar resposta a diferentes níveis de organização e diferenciação científica”, tendo por base o conceito de multidisciplinariedade. “Ao longo dos anos é essa noção de inclusão e de oportunidade que tem permanecido no formato deste evento”, acrescentou

Mas não só de oncologistas vivem os Encontros da Primavera. Mais uma vez, serão várias as conferências dirigidas aos enfermeiros: “Intervenções de Enfermagem à pessoa portadora de ostomia respiratória”, “O enfermeiro e o cancro da mama HER2+ nos dias de hoje”, “O que todo o enfermeiro precisa de saber sobre trombose e cancro”.

A especialista referiu que as “expectativas são imensas” uma vez que este evento “continua a ser um marco incontornável na Oncologia nacional e um ponto de encontro anual”. A caracterizar os Encontros da Primavera, Ana Pais deixou uma frase em tom de mote para o futuro: “Renovados em 2016, inovadores em 2017 e a acreditar que em 2018 conseguimos fazer ainda mais e melhor”.

Mais informações: https://encontrosdaprimavera.com/