Anticoagulação 360º: o primeiro canal sobre anticoagulação para profissionais de saúde no Dr. Share
“Anticoagulação 360º” é um espaço de partilha de informação sobre anticoagulação, apoiado pela Daiichi Sankyo Portugal, alojado na secção “InfoShare” da plataforma digital “Dr. Share – Medical Social Network”, dirigida exclusivamente a profissionais de saúde.
Trata-se de uma plataforma de comunicação ao serviço dos médicos portugueses de todas as especialidades, nos moldes de uma rede social, que conta já com mais de 6000 utilizadores. Conforme explica o Prof. Doutor Carlos Martins, responsável pelo projeto, “neste espaço os colegas podem efetuar vários tipos de partilhas: um simples pensamento, artigos e documentos, um link interessante ou mesmo um vídeo. Além das partilhas, no Dr. Share desenvolvemos múltiplas atividades de formação médica contínua, sempre com um elevado sentido prático e orientadas para as necessidades reais dos colegas”, acrescenta.
“Neste espaço os colegas podem efetuar vários tipos de partilhas: um simples pensamento, artigos e documentos, um link interessante ou mesmo um vídeo. Além das partilhas, no Dr. Share desenvolvemos múltiplas atividades de formação médica contínua, sempre com um elevado sentido prático e orientadas para as necessidades reais dos colegas”
O especialista de Medicina Geral e Familiar esclarece que os canais na secção “InfoShare” são desenvolvidos em parceria com outras entidades que possam contribuir com informação útil para os utilizadores da plataforma. Neste caso, os conteúdos carregados são da responsabilidade da entidade parceira, havendo uma separação entre estes conteúdos e as partilhas efetuadas por médicos na timeline do Dr. Share. “Os canais InfoShare constituem uma excelente oportunidade de comunicação para os nossos parceiros num ambiente de acesso restrito a médicos. Essa comunicação pode envolver a transmissão de conteúdos de desenvolvimento profissional contínuo, com relevância para os médicos de todas as especialidades”, considera o Prof. Doutor Carlos Martins.
Relativamente ao tema escolhido para este canal, Bruno Fidalgo Dias, Medical Manager da Daiichi Sankyo Portugal, explica que “dada a importância crescente desta área terapêutica e a constante atualização da evidência científica, um canal apenas dedicado à anticoagulação será uma excelente ferramenta de suporte à formação médica continuada”. O Medical Manager recorda que “a anticoagulação oral tem permitido uma prevenção primária e secundária efetiva do tromboembolismo arterial e venoso e os anticoagulantes orais diretos têm demonstrado ser bastante equilibrados entre o benefício da prevenção de eventos tromboembólicos e o risco de complicações hemorrágicas, o qual representa o maior desafio da anticoagulação. Para isso, tem existido um grande investimento em investigação nesta área terapêutica, de forma a melhor estudar este benefício/risco em diferentes entidades clínicas e subpopulações de risco”, acrescenta.
“A anticoagulação oral tem permitido uma prevenção primária e secundária efetiva do tromboembolismo arterial e venoso e os anticoagulantes orais diretos têm demonstrado ser bastante equilibrados entre o benefício da prevenção de eventos tromboembólicos e o risco de complicações hemorrágicas, o qual representa o maior desafio da anticoagulação. Para isso, tem existido um grande investimento em investigação nesta área terapêutica, de forma a melhor estudar este benefício/risco em diferentes entidades clínicas e subpopulações de risco”
Ativo desde finais de março, o canal “Anticoagulação 360º” conta já com conteúdos de natureza diversificada, atualizados semanalmente: vídeos com opiniões de especialistas enquadradas em sessões relacionadas com anticoagulação em congressos nacionais e internacionais das diferentes especialidades implicadas, anúncios-convites para eventos da área terapêutica, bem como hiperligações diretas para facilitar a consulta de plataformas ou documentos de apoio, com informação adicional de eventual interesse para os visitantes do “Infoshare”.
Na semana em que começa o Congresso Português de Cardiologia – CPC2017 – agendado para os dias 22 a 25 de abril, no Algarve, os profissionais de saúde podem encontrar no canal alguns destaques do programa científico com sessões, simpósios e momentos de debate sobre as mais recentes atualizações na terapêutica anticoagulante. Para aceder a estes conteúdos basta entrar na secção “Infoshare” da rede social para profissionais de saúde “Dr. Share” (ou registar-se, caso ainda não possua conta de utilizador), e consultar o canal “Anticoagulação 360º”.
O Prof. Doutor Carlos Martins deixa um último apelo para registo de novos utilizadores nesta plataforma, salientando que “o objetivo é fomentar o diálogo entre médicos, o espírito de solidariedade e entreajuda, contribuindo para uma cultura de melhoria contínua da qualidade da Medicina em Portugal”.