Junho é o mês da Afasia: passe a palavra
Existem mais de 40.000 pessoas em Portugal a viver com afasia, sendo que todos os anos surgem 8.000 novos casos. O Instituto Português da Afasia (IPA), convida todas as pessoas a envolverem-se através de uma participação ativa: mude a sua foto de perfil do Facebook utilizando o hashtag #reconhecerafasia e divulgue informação sobre a doença.
A afasia é uma perturbação da linguagem resultante de uma lesão cerebral que impede a pessoa de comunicar da mesma forma que fazia antes e é, muitas vezes, causada por uma lesão na área cerebral responsável pelo processamento da linguagem que pode resultar de um AVC, de um tumor cerebral, de um traumatismo craniano ou de outra condição neurológica como demências ou meningites.
Muitas pessoas com afasia têm dificuldades em voltar a exercer o seu trabalho, a manter relações e a expressar o que sentem. A afasia, por si só, não afeta a inteligência das pessoas: elas continuam as mesmas.
Muitas pessoas com afasia têm dificuldades em voltar a exercer o seu trabalho, a manter relações e a expressar o que sentem. A afasia, por si só, não afeta a inteligência das pessoas elas continuam as mesmas
Considera o IPA que “ainda existem importantes transformações a ocorrer, para que as pessoas com afasia possam ter as mesmas oportunidades de participação social” e por isso, para além desta campanha, realiza também no dia 1 de julho a segunda edição das Jornadas IPA. No encerramento do mês da afasia, pretende-se reunir vários agentes desta mudança para um encontro de reflexão, discussão e aprendizagem. Da parte da tarde, vão-se ouvir histórias que “irão inspirar todos os participantes a envolverem-se na criação de melhores soluções quer terapêuticas quer sociais com impacto positivo na vida das pessoas com afasia em Portugal”.
Para mais informações consulte: www.ipafasia.pt