Recolha de sangue do IPST com os “melhores resultados de sempre” desde 2001
A campanha “Dê sangue. A+ dentro de si” do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), que decorreu na primeira quinzena de julho em centros comerciais por todo o país,”superou as expectativas de todos”, diz o IPST, com os “melhores resultados de sempre”.
A campanha “Dê sangue. A+ dentro de si”, que tinha como embaixador o humorista Nilton, realizou-se no Amoreiras Shopping Center, Arena Shopping, Braga Parque, Oeiras Parque, Spacio Shopping e Strada Outlet e registou 3.255 dadores de sangue, o que representou um crescimento de cerca de 47% face à edição do ano passado. “São números como estes que me deixam realmente feliz e cheio de confiança nos portugueses. Afinal, mais de três mil pessoas doaram pouco mais de 20 minutos do seu dia para ajudar a salvar vidas e contribuir para o aumento significativo de sorrisos e risos por esse país fora”, comentou Nilton, quando questionado sobre os resultados deste ano.
A campanha conseguiu recolher 2.409 unidades – mais 776 do que em 2016 – o que equivale a 1.084 litros, que vão contribuir para a estabilização dos níveis de stock do IPST. Também as doações de medula óssea obtiveram um número, diz o IPST, positivo: com um aumento de 33 dadores registados em relação ao ano anterior, a edição de 2017 contou com 68 dadores.
“Doar sangue é realmente tão contagioso como o riso que uma boa piada provoca”
O balanço desta edição é “extremamente positivo, tendo sido o melhor ano de sempre desde que esta iniciativa se realiza nos shoppings da Mundicenter em parceria com o IPST. Entre os números mais curiosos, destacamos que 800 pessoas doaram sangue pela primeira vez nesta campanha, sendo que 45 fizeram-no pela primeira vez na vida”, refere Fernando Oliveira, administrador da Mundicenter.
Ao longo de 16 edições de “enorme sucesso, esta campanha anual de recolha de sangue veio reafirmar a veia (e a artéria) solidária dos portugueses: desde a realização da primeira campanha, já garantiram o registo de mais 32.500 dadores de sangue, reunindo cerca de 22.500 unidades, cruciais para o tratamento de mais de 68 mil pessoas”, refere em comunicado o IPST.