Alexandre Dias, atleta do clube EM’Força, está na prova IronMan
Alexandre Dias tem 32 anos e foi diagnosticado com esclerose múltipla (EM) quando tinha 25. Descobriu no desporto e, mais especificamente na corrida, a sua forma de luta contra a doença. Este ano, nos dias 2 e 3 de setembro, vai representar o clube EM’Força na primeira edição em Portugal da IronMan 70.3, e depois ruma a Barcelona no final do mesmo mês.
Mais de dois mil participantes vão invadir a vila de Cascais no próximo fim de semana para a primeira edição em Portugal da IronMan 70.3. A prova consiste em 1900 metros a nadar, 90 quilómetros a pedalar e 21 quilómetros a correr e servirá de preparação para a prova IRONMAN, que se realiza em Barcelona a 30 de setembro e que compreende 3,8 Km de natação, 180 Km de ciclismo e 42 Km de corrida.
Alexandre tem esperança que um dia haja cura para a EM e por isso quer preservar o seu corpo. Entrevistado pelo Raio-x em abril deste ano, já contava como tinha nascido o sonho de participar na prova em Barcelona. Sobre o próximo fim de semana diz que se sente “bastante positivo e confiante” e que esta prova “será um teste importante, principalmente a prova de natação”.
A esclerose múltipla é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o Sistema Nervoso Central. É uma doença que surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade, ou seja, entre os jovens adultos e afeta mais mulheres do que homens. Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2,3 milhões de pessoas com esclerose múltipla.
Esta participação do EM’Força insere-se no IronEM, um projeto que tem por missão divulgar o que é a EM, desmistificar a doença e mostrar a realidade de quem vive com ela diariamente.