OncoDNA convida doentes com cancro primário desconhecido a participar no estudo OncoDEEP CUP
A empresa OncoDNA realizará um estudo molecular completo a 100 doentes com esta patologia de forma completamente gratuita. O projeto de investigação denominado OncoDEEP CUP, que é promovido pela companhia biotecnológica, conta com o co-financiamento da ICEX e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
De uma forma geral, quando o cancro se começa a espalhar para outros órgãos – as chamadas metástases – continua a ser denominado de acordo com a localização de origem. Mas noutros casos pouco frequentes, não é possível determinar onde o tumor se originou, localizando-se apenas os locais metastáticos, e por isso é referido como “cancro de origem primária desconhecida”. Para ajudar os oncologistas e doentes a diagnosticar este tipo de cancro e poder definir um tratamento personalizado, o melhor para cada caso, a companhia OncoDNA lança OncoDEEP CUP, um projeto que contribui para melhorar o prognóstico e a qualidade de vida de pessoas com tumores em que a origem não pode ser determinada.
O objetivo do projeto é desenhar um novo protocolo e diretrizes para a teranóstica (diagnóstico e tratamento) de doentes com cancro avançado de origem desconhecida através da caracterização genómica de tumores, usando a plataforma molecular OncoDEEP CUP. Esta tem a intenção de melhorar o diagnóstico de origem primária do tumor e detetar as alterações genéticas causadoras e, desta forma, conseguir que a maioria desses doentes possa beneficiar de uma terapia sistémica específica e melhorar seu prognóstico.
O projeto pioneiro vai permitir a 100 pessoas de Espanha e Portugal com diagnóstico de cancro primário desconhecido (CUP) beneficiarem de uma nova ferramenta de diagnóstico de forma gratuita. A participação no estudo não implica nenhum custo para o paciente ou para os hospitais.
Esta aposta inovadora na área de oncologia é liderada pelo Hospital Universitário Geral de Valência, colaborando com centros em toda a Espanha e permanece aberto a qualquer doente ou qualquer organismo que atenda aos critérios de inclusão. Já se conseguiu contar com a colaboração de todos os Hospitais ligados ao Grupo Espanhol de Tumores Raros e Infrequentes (GETHI) e centros como o Hospital Universitário Geral de Valência, o Hospital Clínico Universitário de Valência, o Hospital Arnau de Vilanova, o Hospital Universitário de Alicante, o Hospital Universidade de Elche, Oncoavanze, Hospital Virgen del Rocío e Instituto Oncohealth – Fundação Jiménez Díaz. Em Portugal já estão a decorrer negociações com hospitais nacionais.
Luis Alvarez, responsável da OncoDNA pelo desenvolvimento de negócio em Portugal aponta: “O OncoDEEP CUP é uma ótima oportunidade para doentes e oncologistas. Gostaria de encorajar todos os interessados a contactarem-nos através do meu e-mail lalvarez@oncodna.com. O nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos doentes e esta investigação ajudará os pacientes participantes e muitos outros que, em algum momento das suas vidas, possam ter cancro de origem primária desconhecida “.