Área Reservada

Cerca de 800 participantes esperados no 33.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Pneumologia

Cerca de 800 participantes esperados no 33.º Congresso da Sociedade Portuguesa de Pneumologia

O Congresso da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) começa já amanhã, no Centro de Congressos do EPIC SANA, em Albufeira. Em torno do mote “Diga 33” e com o tema “O Ano da Revolução na Pneumologia”, vão estar reunidos muitos dos profissionais de saúde que anualmente fazem deste encontro um importante fórum de discussão e de partilha de conhecimento.

Durante três dias são diversos os temas em debate, como explica o Presidente da SPP e também Presidente do Congresso, o pneumologista Venceslau Hespanhol: “mantivemos os objetivos principais privilegiando os conteúdos científicos, promovendo a diversificação temática, aumentando a participação dos mais jovens e facilitando a troca de experiências”.

Destaque para algumas sessões institucionais, envolvendo a parceria com outras sociedades científicas, que pretendem revolucionar o mundo da Pneumologia:

  • a “Sessão Freitas e Costa”, desenvolvida pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia e pela Sociedade Portuguesa De Radiologia e Medicina Nuclear sobre Doenças do Interstício e a Imagiologia;
  • a “Sessão Thomé Villar”, moderada pelo presidente da SPP, sobre transplante pulmonar, com uma palestra de Luísa Semedo, pneumologista responsável pela equipa de transplantes pulmonares do Hospital de Santa Marta, equipa pioneira nesta intervenção em Portugal;
  • a conferência da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, apresentada pelo seu presidente Fernando Lundgren, que fará um retrato das pneumonias no Brasil;
  • a apresentação de uma nova guideline conjunta de asma entre Portugal e Espanha, a GEMA;
  • a “Sessão Robalo Cordeiro”, organizada pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia, pela Sociedad Española de Neumología y Cirugía Torácica (SEPAR) e pela European Respiratory Society (ERS), que apresentará as oportunidades de investigação clínica transeuropeias nas mais variadas áreas de interesse.

 

O evento incluirá ainda três cursos pós-congresso: ecografia torácica; estratégias complementares em programas de reabilitação respiratória; e ventilação nos doentes neuromusculares. Irá ser testado pela primeira vez o modelo “Meet The Professor”, fundamentalmente destinado à criação de proximidade científica facilitando o intercâmbio de conhecimentos. “Para além do programa científico, o programa social e o amplo convívio serão da maior importância, pelo que esperamos que o evento vá ao encontro das expectativas de todos”, conclui o Presidente, deixando o convite.

O programa completo do pode ser consultado AQUI e o programa simplificado está disponível AQUI. O Raio-X vai estar presente e em breve dará conta das principais novidades.