Dia Mundial da Perturbação Bipolar: aplicação MyTherapy lança infográfico sobre esta patologia
O Dia Mundial do Transtorno Bipolar, cuja celebração é feita a 30 de março de 2018, tem como objetivo consciencializar o público e combater o estigma numa tentativa clara de encorajar as pessoas a procurar a ajuda que necessitam. No âmbito deste dia, a app MyTherapy lançou um infográfico com os mitos e factos sobre esta patologia.
A Perturbação Bipolar caracteriza-se por ser uma modificação do humor que implica a presença de episódios maníacos ou hipomaníaco. Normalmente, as pessoas com este tipo de problemática sentem oscilações de humor entre momentos em que sentem tristeza, culpa, baixa autoestima, menor energia e se isolam das outras pessoas e outros momentos em que sentem euforia, grande agitação e dificuldade no controlo de impulsos. A origem da bipolaridade ainda não é totalmente conhecida pelos médicos. Sabe-se que factores genéticos e biológicos têm um papel determinante no desenvolvimento da doença, mas o estilo de vida, personalidade e certos acontecimentos na vida de alguém também têm a sua influência.
Apesar do aparecimento de redes sociais, websites informativos e blogs, o estigma social e a falta de consciência da generalidade do público continuam a pautar a maioria dos pensamentos em relação a esta doença. Em Portugal, aproximadamente duzentas mil pessoas caem algures no espectro da bipolaridade, o que representa pouco menos de 2% da população. Ainda assim, é notório que este é um tema tabu.
No entanto, há um vasto conjunto de aplicações de saúde e lembretes de medicamentos nas lojas de apps que podem converter os telemóveis em ferramentas importantes para quem vive com uma doença crónica, como é o caso do transtorno bipolar. A MyTherapy, desenvolvida entre Munique e Varsóvia, é uma dessas apps. Esta atua não só como lembrete através de notificações e alarmes para cada medicamento que o utilizador tenha tomar, mas também permite registar sintomas, estados de humor, medições ou efeitos secundários de medicações. A app é completamente gratuita para ambos Android e iOS, e é possível de ser totalmente personalizada para servir aqueles que vivem com bipolaridade.