“Psiquiatria e Saúde Mental 100/sem Tabus” é o mote do XIII Congresso S. João de Deus
De 19 a 21 de abril de 2018, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSL) e a Escola Superior de Enfermagem (ESEL), no Parque das Nações, em Lisboa, recebem o XIII Congresso S. João de Deus, evento trienal organizado pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e pela Ordem Hospitaleira de S. João de Deus. “Psiquiatria e Saúde Mental 100/sem Tabus” é o mote deste ano, desta forma, as conferências abordarão temas como o estigma, prevenção e reabilitação, questões de bioética, entre outros.
O congresso apela a uma participação ativa com diversos workshops, nomeadamente sobre “Intervenção familiar em pessoas com doença mental grave” e “Reabilitação cognitiva na demência”. No final do primeiro dia de trabalhos, será feita a apresentação de várias comunicações livres e dos trabalhos que serão expostos após avaliação.
Para os dias 20 e 21 de abril, estão reservadas as conferências, estando a inaugural a cargo de Michael Musalek, que vai falar sobre “Hospitality and mental health”. De seguida, será ainda apresentado o tema “Saúde Mental sem tabus: realidade ou ilusão?”, pelo especialista espanhol Francisco Del Horno. Laura Galán apresentará “La Atención a Personas com Discapacidad Intelectual: Un Modelo Multidimensional Integral basado en la Calidad de Vida, relaciones com El Entorno Y Apoyos”. De seguida, Augusto Carreira com o tema “Da prevenção à Reabilitação Psicossocial: caminhos e intervenções” e a ordem de trabalhos encerra com um momento musical, com guitarra Portuguesa.
O último dia do evento começa com “Organização de serviços em Saúde Mental e Psiquiatria”, de Miguel Xavier, e termina com o ciclo de conferências “Neurociência aplicada”. Com a sessão de encerramento, pelas 12h15, seguida da entrega de prémio das comunicações livres.
Para consulta completa da ordem de trabalhos: Programa
Por Rita Rodrigues