Mais de mil especialistas debatem avanços no diagnóstico e tratamento do cancro, em Portugal
Um dos mais relevantes encontros da Oncologia nacional decorrerá de 11 a 14 de abril, na capital alentejana, no Évora Hotel. Os “Encontros da Primavera” reúnem mais de mil especialistas para debaterem os últimos avanços no diagnóstico e tratamento do cancro.
A comunidade científica abordará temas atuais relacionados com os principais tipos de cancro, com destaque para o da mama e o do cólon, assim como o cancro do pulmão, o cancro urológico e o melanoma, com enfoque nas terapêuticas inovadoras descobertas nos últimos anos.
Assuntos como a comunicação médico-doente na era da tecnologia, as lacunas nutricionais com impacto no estado geral do doente e o papel das associações de doentes enquanto voz ativa nas decisões relacionadas com o tratamento oncológico são temas considerados de maior relevo para serem debatidos durante os quatro dias deste evento.
A sessão de abertura está agendada para dia 12 de abril, pelas 17h00, presidida por Sérgio Barroso e moderada por Carlos Neves e Pedro Chinita. A conferência inaugural denominada “A importância da comunicação na era da tecnologia” estará a cargo de Isabel Fernandes. Este evento contará com presenças institucionais como Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos e Maria do Céu Machado, Presidente do INFARMED.
Do programa cientifico deste congresso, destaca-sa uma sessão do Cancro Digestivo – relativa ao cancro do cólon – na qual a Prof.ª Paola Gazzaniga, do Departamento de Medicina Molecular, da Universida La Sapienza, de Roma, falará de “Heterogeneidade tumoral e biópsias líquidas”.
A comissão organizadora dos “Encontros da Primavera” acredita que o evento, à semelhança das edições anteriores, “contribuirá para a formação e atualização dos oncologistas, com a finalidade de tratar melhor os doentes portugueses”.
O programa pode ser consultado em: https://encontrosdaprimavera.com/congressos/congresso-2018