Área Reservada

“Rotulagem Alimentar: o Estado da Arte” uma iniciativa Nestlé

“Rotulagem Alimentar: o Estado da Arte” uma iniciativa Nestlé

envolved

A convite da Nestlé, o Raio-X participou na segunda edição das “Conversas à Mesa” sendo esta sessão dedicada ao tema “Rotulagem Alimentar: o Estado da Arte”. Ana Leonor Perdigão, nutricionista da Nestlé, conduziu esta conversa dando conta do que a empresa está a desenvolver com o intuito de ajudar os consumidores portugueses a fazerem escolhas mais informadas.

Cerca de 40% dos consumidores portugueses dizem não compreender a informação nos rótulos dos alimentos e 76% desses inquiridos revela que os rótulos são a fonte de informação mais referida quando pretendem saber mais sobre os aspetos nutricionais dos alimentos que compram – estes são dados revelados pelo estudo “Atitudes dos consumidores portugueses face à rotulagem nutricional”, divulgado pela Direção-Geral de Saúde. Foi com base nestes números e com o objetivo de ajudar os portugueses na leitura e na boa interpretação da informação disponibilizada (alertando também os que não utilizam os rótulos para a importância de o passarem a fazer para melhor sustentarem as suas decisões de compra) que a Nestlé lançou a iniciativa “Leia o Rótulo, Escolha Melhor”.

Além da presença em vários pontos de venda de várias insígnias por todo o país onde serão desenvolvidas diferentes iniciativas – contando algumas com a presença de nutricionistas da Nestlé permitindo um aconselhamento personalizado -, a campanha está também presente nas redes sociais. “Compreender os açúcares”, “Compreender a lista de ingredientes”, “Distinguir entre DR e VRN” e “Compreender o prazo de validade” são quatro vídeos lançados na página de Facebook oficial da empresa e que, a par do lançamento do e-learning sobre este mesmo tema (https://saboreiaavida.nestle.pt/campanhas/enutrir/), pretendem ajudar os portugueses a saber aplicar ao seu dia-a-dia informações pertinentes sobre a rotulagem.

No início deste mês de maio, a Nestlé associou-se a outras quatro grandes empresas (Mondelez Internation, PepsiCo, The Cola-Cola Company e Unilever) na liderança de um processo para alteração das rotulagens de alimentos para criação de um sistema uniforme por toda a europa. Evolved Nutrition Label (ENL) pretende ajudar os consumidores a fazerem escolhas saudáveis fornecendo informação simples e de fácil compreensão. O novo esquema é baseado num sistema de cores permitindo ao consumidor escolhas mais informadas e tem também como novidade o facto de ser baseado por porção recomendada do alimento. No site Evolved Nutrition Label Initiative está disponibilizada mais informação sobre este novo sistema de rotulagem sob o qual a Nestlé está já empenhada na aplicação aos seus produtos.

Por Andreia Pinto