SPEM lança campanha que põe Portugal a dançar pela Esclerose Múltipla
A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), com o apoio da Sanofi Genzyme e do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), criou a campanha Portugal Dança vs. E.M., Esta iniciativa tem como objetivo valorizar as capacidades da pessoa com deficiência e sensibilizar a comunidade para a importância da integração social e decorrerá até ao dia Nacional da Esclerose Múltipla, 4 de dezembro, desafiando todas as pessoas a dançar contra a Esclerose Múltipla (E.M.).
“Queremos que todas as pessoas do país – doentes, cuidadores, familiares e comunidade em geral, se juntem ao movimento e enviem um vídeo a fazer a coreografia. Juntos vamos dar a conhecer um pouco mais sobre a Esclerose Múltipla e através do ritmo da dança vamos quebrar preconceitos, ignorar os pensamentos amargos e ser livres de dançar e de viver” partilha Susana Protásio, vice-presidente da SPEM.
Assim, foram criadas 4 coreografias, permitindo que cada pessoa escolha a que melhor se ajusta às suas capacidades motoras para que a mesma seja inclusiva e ninguém se sinta privado de dançar. O desafio é dançar uma das coreografias, filmar e enviar o vídeo para a SPEM, clicando AQUI.
Os vídeos recebidos serão avaliados por um júri composto por um representante da SPEM, uma bailarina profissional com esclerose múltipla, representantes da Sanofi Genzyme e do INR, e, ainda duas figuras públicas. O júri terá a função de eleger os 8 vídeos vencedores que serão premiados com bilhetes para eventos culturais, desportivos ou de turismo adaptado. No dia Nacional da Esclerose Múltipla, partilharemos um vídeo final que agrega as várias participações.
Todas as coreografias são ao som da mesma música: Naptel Xulima, dos HMB – que cederam de forma entusiasta os direitos de utilização. Uma música com uma mensagem positiva que desafia “Sê livre para viver, não percas tempo a chupar limão”.
As coreografias são um produto da criatividade dos Ritmos Urbanos e já estão online no youtube da SPEM. Pode visualiza-las AQUI.