Dia Mundial do Cancro: campanha “Eu Sou e Eu Vou” incentiva à mudança de comportamentos
No âmbito do Dia Mundial do Cancro, que se assinala a 4 de fevereiro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), lança a campanha “Eu Sou e Eu Vou” que pretende consciencializar todos os setores para a mudança de comportamentos com vista a combater as doenças oncológicas em Portugal. Esta campanha consiste na mobilização da população numa ação nacional de luta contra o cancro e, simultaneamente, na sensibilização para a literacia em saúde e no reforço da importância da equidade no acesso aos cuidados em Oncologia.
Promovida a nível mundial pela União Internacional de Controlo do Cancro (UICC) e operacionalizada, em Portugal, pela LPCC, esta campanha consiste em sessões de sensibilização na comunidade, nas escolas e nas unidades hospitalares, na realização de atividades desportivas e ainda numa forte divulgação nas redes sociais.
Para Vítor Rodrigues, presidente da direção da LPCC, “a luta contra o cancro constitui uma atividade global, de toda a sociedade, com forte aposta na literacia em saúde que facilite a alteração de hábitos de vida não saudáveis, na disponibilização de recursos de saúde adequados à população e no apoio ao doente oncológico e aos seus familiares.”
A Princesa Dina Mired, presidente da direção da UICC, evidencia que “o cancro prospera na deteção tardia da doença. A morosidade permite que ele se espalhe e cause danos irreversíveis. É, por isso que, neste dia mundial do cancro, peço que se informem sobre os sinais de alerta e sintomas e que não tenham medo de procurar ajuda imediatamente. Igualmente, encorajo os governos a priorizarem ações de diagnóstico precoce e programas de rastreio, permitindo assim um melhor acesso aos cuidados em Oncologia e dando a todos a oportunidade de lutar para vencer o cancro.”
Para contribuir para o aumento da notoriedade da luta contra o cancro como prioridade mundial de saúde pública, a LPCC, traduziu e adaptou uma série de materiais ajustáveis às necessidades das iniciativas, nomeadamente kits informativos para escolas e bibliotecas, poder central e local, bem como empresas. A Liga estendeu ainda o convite para parcerias com organismos públicos, várias entidades científicas e da área da saúde, no sentido de aumentar a visibilidade do tema e multiplicar oportunidades para uma conscientização global. Recorde-se que em 2018, a iniciativa do Dia Mundial do Cancro chegou a 139 países e os materiais da UICC foram traduzidos em 54 línguas.
Uma campanha com luz…
No âmbito desta campanha, a LPCC vai iluminar de azul e laranja a Estátua D. José I, no Terreiro do Paço e o Palácio Nacional da Ajuda, no dia 4 de fevereiro. Estas cores refletem a campanha global “Eu Sou e Eu Vou” que será dinamizada em todo o mundo por esta altura.
A estátua D. José I estará iluminada entre as 17h30 e as 24h00 e o Palácio Nacional da Ajuda exibirá as cores da campanha, entre as 17h30 e as 06h00.
“Neste dia em que o desafio é lançado a todos e a cada um individualmente, a Liga pretende mobilizar os portugueses a tomar uma atitude mais consciente ao nível do rastreio e do diagnóstico precoce como forma de salvar vidas.” sublinha Vítor Rodrigues.