Coca-Cola em Portugal reduziu cerca de 33% o conteúdo de açúcar por litro no total de vendas das suas bebidas desde o ano 2000
Nos últimos 18 anos, a Coca-Cola, em Portugal, conseguiu reduzir 33% o conteúdo de açúcares por litro do total de vendas de bebidas da companhia. Esta redução inscreve-se no compromisso da companhia em ajudar o consumidor a reduzir o consumo de açúcar, apostando na inovação através da reformulação de produtos para reduzir ou eliminar o conteúdo de açúcar das suas bebidas, assim como em novas opções de bebidas com menor teor de açúcar adicionado.
Assim, desde 2014, a Coca-Cola reduziu o açúcar na maioria das suas marcas no nosso país e continua a reformular. Um exemplo disto é Fanta Laranja, no qual se reduziu em 40% o açúcar adicionado em relação à sua composição original, permanecendo em 7,8 gramas por 100 ml, embora a partir de abril será inferior a 5 gramas por 100 ml.
Assim, desde 2014, a Coca-Cola reduziu no nosso país a percentagem de açúcares adicionados nas bebidas: 86,5% em Fanta Uva, 81,8% em Sprite, 43% em Aquarius Laranja, 42,9% em Nestea Limão, 40% em Fanta Laranja, 34,6% em Powerade, 30,2% em Aquarius, 17,0% em Nordic Mist Mixer Tónica Original e 6,1% em Nestea Manga e Ananás.
Além disso, as bebidas sem ou com baixas calorias já representam 34% do total de vendas da Coca-Cola, em Portugal. Desde 2010, a Coca-Cola, em Portugal, começou a oferecer uma alternativa sem adição de açúcar na maioria das marcas e já tem uma opção sem adição de açúcar na maioria das categorias de bebidas. No caso de bebidas biológicas, todas apresentam certificação biológica, são 100% elaboradoras a partir de ingredientes biológicos, não levam corantes nem conservantes e contêm um reduzido teor de adoçantes biológicos. Desta forma, a companhia conta atualmente com 105 referências de bebidas, das quais 27 correspondem a produtos sem açúcar adicionado, light ou zero, o que representa mais de 25% do portefólio total.
Inovação para se adaptar aos gostos e necessidades do consumidor
A Coca-Cola, em Portugal, estipula como um dos seus pilares fundamentais de estratégia a inovação na sua oferta de bebidas para disponibilizar aos consumidores aquelas que se adaptam aos seus gostos e necessidades. Este é um aspeto que a companhia tem trabalhado ao longo das últimas décadas, e que resultou em mais de 30 anos a oferecer aos consumidores bebidas sem adição de açúcares.
Graças a este compromisso, as bebidas sem adição de açúcar representam atualmente 25% das vendas totais de toda a gama de bebidas da Coca-Cola no nosso país. No caso específico das bebidas da marca Coca‑Cola, as vendas de bebidas das variedades sem açúcar representam 30% do total desta marca.
Enquanto companhia de bebidas total, a Coca-Cola reformulou as suas bebidas, aumentou a oferta de formatos e tamanhos e expandiu o seu portefólio, graças ao lançamento de bebidas biológicas, como é o caso de Honest. Do mesmo modo, a companhia apostou também numa maior informação nutricional na rotulagem que facilita as decisões do consumidor, bem como a promoção da utilização de embalagens mais pequenas.
A própria comunicação das marcas tem sublinhado a diversidade de ofertas com e sem açúcar, procurando ajudar os consumidores a escolher a bebida que melhor se ajusta ao seu estilo de vida. No dia 15 de fevereiro, a nova campanha de Coca-Cola promoveu a escolha que os consumidores podem fazer entre as opções com e sem açúcar, partindo do princípio que não existe qualquer diferença entre Coca-Cola Sabor Original e Coca-Cola Sem Açúcar, a não ser o açúcar. Foi a primeira campanha da marca, em Portugal, após o redesenho das suas embalagens, em que as diferentes variedades surgem mais evidentes e claras para os consumidores, sob a predominância da cor vermelha. O enfoque dado à variedade sem açúcar vem assinalar o compromisso da Coca-Cola em explicar aos consumidores que pode desfrutar da mesma Coca‑Cola que sempre adorou, sem comprometer o sabor e a frescura.
Mais de 16 opções de embalagens
Nesta mesma linha, a Coca-Cola, em Portugal, coloca à disposição dos consumidores uma grande variedade de formatos e embalagens, oferecendo 16 opções de tamanhos diferentes, para que, os consumidores possam escolher o que melhor se adapta a cada momento e ocasião. Neste contexto, deve igualmente considerar-se que, para ajudar a controlar o consumo de açúcares, a Coca‑Cola, em Portugal, atribui grande importância na promoção da utilização de diferentes tamanhos de embalagens e de formatos pequenos. A companhia continua a trabalhar para ter uma informação nutricional ampla e clara para que o consumidor possa tomar decisões com base em todas as informações disponíveis na rotulagem de todos os seus produtos, onde se indica a informação nutricional por porção ou unidade de consumo, bem como o contributo percentual para as doses de referência. A par disto, é indicado visualmente o número de doses que há em cada embalagem.
Bebidas sem açúcar e sem açúcar adicionado incluindo a água
A Coca-Cola, em Portugal, oferece atualmente uma variedade sem açúcar na maioria das gamas das suas bebidas para que as pessoas possam escolher a que melhor se adapta ao seu estilo de vida. As bebidas sem açúcares que a Coca-Cola comercializa em Portugal são: Coca-Cola zero açúcar; Coca-Cola zero açúcar zero cafeína; Coca-Cola light sem açúcar; Fanta Laranja zero adição de açúcar (7% sumo de laranja, zero adição de açúcar, contém açúcares naturalmente presentes no sumo de laranja); Aquarius Laranja zero açúcar; Nestea Limão sem açúcar e a marca de água Aquabona. Simultaneamente, conta também com as seguintes variedades sem adição de açúcar: Fanta Uva.