Comorbilidades da diabetes têm impacto na qualidade de vida dos doentes e na despesa dos sistemas de saúde
A Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) vai realizar o 15º Congresso Português de Diabetes de 8 a 10 de março, no Centro de Congressos do Algarve, no Hotel Tivoli Marina, em Vilamoura. Com mais de 16 simpósios e várias conferências, esta reunião científica, que conta também com a presença de 16 especialistas internacionais de renome, vai fazer um retrato do presente e do futuro da diabetes em Portugal e no mundo. As comorbilidades da diabetes serão um dos temas em destaque pelo enorme impacto que têm na qualidade de vida dos doentes e na despesa dos sistemas de saúde.
Considerada um marco na área da diabetes, patologia que afeta 415 milhões de pessoas em todo o mundo e mais de um milhão de pessoas em Portugal, espera-se que participem nesta reunião cerca de 1500 pessoas, das quais 1200 são profissionais de saúde.
Neste evento sobre as múltiplas vertentes da diabetes, prevê-se a apresentação das mais recentes inovações no diagnóstico e tratamento desta patologia, na prevenção e reabilitação das complicações da diabetes e estarão em destaque: os mais recentes avanços terapêuticos, as novas perspetivas da abordagem da doença cardiovascular e renal na diabetes, o papel da tecnologia, as hipoglicemias e a diabetes no mundo, por exemplo.
“A diabetes é uma doença que afeta mais de 1 milhão de portugueses, pelo que temos o dever de tentar perceber melhor esta doença e chamar a atenção da população, das pessoas com diabetes, dos profissionais de saúde e dos decisores de políticas de saúde, para o que ainda falta fazer para melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da diabetes, bem como a reabilitação das pessoas que vivem com esta patologia. É isso mesmo que o Congresso Português de Diabetes pretende fazer”, destaca João Filipe Raposo, presidente do congresso.
O presidente da SPD, Rui Duarte, acrescenta que “neste evento vão ser apresentados estudos muito importantes para a área da diabetes, como o estudo Lira-SPD, o estudo RENA, sobre a prevalência da doença renal crónica, muitas vezes associada à diabetes, e o CVD real – Portugal, sobre a incidência da doença cardiovascular em pessoas com diabetes tipo 2, o que mostra a relevância deste evento para o tratamento desta doença que é já um problema de saúde pública em Portugal”.
Durante o 15º Congresso Português de Diabetes serão distribuídas, em formato livro de bolso, as Recomendações Nacionais da Sociedade Portuguesa de Diabetologia para o Tratamento da Hiperglicemia na Diabetes Tipo 2. Este documento, redigido por profissionais de saúde do Grupo de Trabalho para as Recomendações Terapêuticas da SPD, defende que o tratamento desta doença se torne cada vez mais individualizado, olhando para além da hiperglicemia e tendo em conta os problemas ou riscos cardiovasculares ou renais. No decorrer deste congresso será ainda entregue o prémio de carreira a Eurico Gomes, chefe de serviço de Medicina Interna e fundador da unidade de Diabetologia do Hospital de Faro, bem como entrega de diversas bolsas e prémios para apoio à investigação e para os melhores trabalhos originais apresentados.