Estudo nacional vai avaliar a relação a entre a anemia e a doença renal na população portuguesa
A relação entre anemia e doença renal em Portugal e o tratamento da mesma vai ser tema de um estudo, o ‘NEFROPOR’, coordenado pela Sociedade Portuguesa de Nefrologia. O objetivo do trabalho vai ser apresentado na 2ª edição da Reunião Anemia e Doença Renal, que vai decorrer a 16 de novembro, no Hotel Villa Batalha, na Batalha, Leiria.
Organizada este ano em parceria pela Sociedade Portuguesa de Nefrologia e pelo Anemia Working Group Portugal (AWGP), a reunião, que antecede o Dia da Anemia, assinalado a 26 de novembro, apresenta o inquérito sobre a prática clínica no tratamento da anemia em Portugal, destinado a sensibilizar sobre a realidade do diagnóstico e o tratamento da anemia renal no nosso país.
Do programa fazem ainda parte temas como “Inteligência Artificial como suporte na terapêutica da anemia do hemodialisado”, o “Tratamento da ferropenia na Doença Cardio-Renal” ou “Estudo Pro-IRON. Anemia e ferropenia: uma visão do internamento”.
Recorde-se que, em Portugal e de acordo com o estudo EMPIRE, realizado pelo AWGP, um em cada cinco portugueses são afetados por anemia em algum momento da sua vida, com 84% dos afetados a desconhecer que tinha a patologia. Quanto à doença renal, estima-se que afete 8 a 10% da população adulta.
Para mais informações sobre este tema consulte:
www.awgp.pt ou https://www.spnefro.pt/